Aparte
Pesquisas captam peso e densidade eleitoral de Valadares Filho

Valadares Filho: reconhecimento da opinião pública

Disputar a eleição de prefeito de uma capital, sobretudo de um Estado pequeno como Sergipe, e mais ainda quando ela polariza e provoca um segundo turno, deixa um extrato muito bom para os envolvidos. E não apenas para o vencedor final.

O deputado federal Valadares Filho, PSB, é a encarnação viva dessa realidade. Ao trombar com Edvaldo Nogueira ano passado, ir ao segundo turno e perder a eleição com uma diferença de 11.836 votos (foram 134.435 para ele e 146.271 para Nogueira), Valadares conseguiu ser captado politicamente pelo radar do Estado inteiro.

Resultado: hoje ele desfila com um desempenho excepcional nas pesquisas eleitorais tanto da Grande Aracaju quanto do resto do Estado. Esta semana, a Exclusiva Instituto de Pesquisa trouxe um levantamento da cidade de Lagarto, no qual ele aparecia em segundo lugar para o Governo de Sergipe, com 11,6% das intenções de votos, superado apenas por Eduardo Amorim, PSDB, que lidera com 17,2%. Nesta mesma pesquisa, Belivaldo Chagas, PMDB, aparecia com apenas 1,9%.

Numa outra pesquisa, no município de Glória, feita pela IFP na semana passada, na qual são usados 18 nomes de pré-candidatos à Câmara Federal, Valadares aparece em quinto lugar nas citações, com 5,1%, vencido por figuras com extrema militância na região, entre eles, Pastor Jony e João Daniel. Glória não é cidade de uma região na qual tenha militância política.

Valadares Filho tem plena convicção do significado positivo dessas manifestações - e diz que na Grande Aracaju, ele tem aparecido em primeiro lugar nas pesquisas para consumo interno. “Mesmo antes de me envolver em disputas eleitorais, eu sempre tive a noção de que Aracaju é uma excelente caixa de ressonância da política de Sergipe”, constata o parlamentar.

“Sei que o que acontece em Aracaju, reverbera nos demais 74 municípios. E claro que a nossa ativa participação na eleição do ano passado está vivíssima na memória dos aracajuanos, mas muito viva também na dos habitantes das demais cidades. É gratificante que meu nome apareça bem nelas, pelo que sou bastante grato”, diz o parlamentar.

Em terceiro mandato de deputado federal, Valadares Filho diz que trabalha pela sua reeleição. “Mas não me negarei a Sergipe e ao seu povo em outras demandas. Estou aberto a outras possibilidades eleitorais, tanto de Governo do Estado quanto de vice. Sinto-me preparado”, avisa.