Aparte
Opinião - Indignação e coragem, combustíveis por dias melhores em Socorro

[*] Uilliam Pinheiro

Santo Agostinho descreve que a esperança tem duas filhas: a indignação e a coragem. A indignação que ensina a não aceitar as coisas como elas são hoje e a coragem para fazer a mudança. São com esses sentimentos descritos tão bem por Santo Agostinho que eu me coloco como pré-candidato a vereador em Nossa Senhora do Socorro. 

Mas é preciso fazer um retorno ao passado para entender como cheguei aqui. Fui criado no Parque dos Faróis, aqui mesmo em Nossa Senhora do Socorro. Um lugar que continua com os mesmos problemas que enxergava na minha infância há mais de 20 anos: violência urbana, falta de infraestrutura básica e de oportunidades para os jovens. Muitos de meus amigos, infelizmente, se perderam para o crime e para as drogas.

Diferentemente de muitos dos meus amigos de infância, segui um outro caminho graças ao apoio de meus pais que me ensinaram os princípios do trabalho e da educação, e graças a minha igreja, que foi uma base e me deu a oportunidade de servir aos pobres e de conhecer outros lugares.

Mas continuava com uma angústia no peito. Porque via tanta gente boa não tendo as mesmas oportunidades que eu tive e vi a situação da minha cidade com os mesmos problemas existente desde minha infância e adolescência presentes até hoje. Isso me causava uma angústia e o ímpeto de que era preciso mudar essa realidade. E principalmente, vendo autoridades gastando dinheiro à toa, desperdiçando o dinheiro público e drenando através da corrupção.

Essa angústia virou indignação e eu saí da inércia. Junto com alguns amigos, nós criamos o Mova-SE - Movimento Atitude Sergipe -, que tinha como função ajudar as pessoas a exercerem a sua cidadania ativa e a cobrar os seus direitos. Os resultados das ações do Mova-SE foram muito positivas e nós conseguimos fazer com que os recursos públicos fossem economizados.

Contudo, era preciso avançar mais na esperança de uma sociedade melhor. O próximo passo dado foi ajudar pessoas comuns a entrar na política, a mudar o sistema e a melhorar a vida das pessoas. Foi nesse contexto que conheci o delegado Alessandro Vieira e juntos iniciamos um processo de partida para a renovação política em Sergipe com sua candidatura ao Senado.

Fui coordenador de uma campanha histórica, limpa que uniu pessoas de bem e conseguiu vencer os coronéis da política de Sergipe, mostrando que é possível pessoas de bem e de fora da política vencer uma eleição.

Mas é preciso coragem para dar o passo seguinte e necessário. Com o apoio do senador Alessandro Vieira e dos meus amigos, aceitei o desafio de ser pré-candidato a vereador em Nossa Senhora do Socorro e ampliar a renovação política, levando a prática da boa política.

Sei das dificuldades existentes de enfrentar o sistema implantado e a cultura forte do assistencialismo e compra de voto, mas acredito na minha capacidade e vontade de trabalhar e, principalmente, na união de pessoas de bem que possuem os mesmos objetivos para fazermos muito mais por Nossa Senhora do Socorro e trazer dignidade para as pessoas.

Um bom vereador faz toda a diferença. Ele fiscaliza a prefeitura para que evite a corrupção e o desvio de dinheiro. Luta pelas comunidades para que os serviços públicos sejam ofertados com qualidade. Para que tenha saúde, educação, segurança. Então, é importante termos um vereador que fiscalize e que faça sua função com compromisso e com responsabilidade para cuidar da população. E esse é meu compromisso.

Unamos nossa indignação com a nossa coragem para que juntos possamos fazer o sonho coletivo de transformar positivamente Nossa Senhora do Socorro em realidade. Eu acredito nisso. E convido você a vir comigo construir uma nova forma de fazer política limpa, transparente, ética e voltada para as pessoas.

[*] Ativista social e pré-candidato a vereador em Nossa Senhora do Socorro.

 

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.