Aparte
Reportagem Especial: o panorama da eleição 2020

Eleição 2020 já entra para a história, com 11 pré-candidaturas lançadas em Aracaju

Eleitores, candidatos, perfis, recursos... Uma eleição é feita, também de números. De estatísticas que acabam traçando um panorama desse processo que é o ápice da democracia. E são esses dados que a Reportagem Especial do JLPolítica da semana vai trazer.

Até esta sexta-feira, 25, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe - TRE/SE - já havia recebido 2.500 pedidos de registros de pré-candidaturas, sendo 105 para prefeito e vice-prefeito e 2.290 para vereador. Ao todo, o Estado disponibiliza 788 vagas para parlamentares nos municípios, segundo o TRE, e 150 vagas de prefeito e vice – 75 de cada um deles para as 75 cidades do Estado.

“Se considerarmos a existência de 75 municípios, de fato a quantidade de candidatos (prefeitos e vereadores) é razoável, já que são muitos partidos e que cada partido pode apresentar até 150% do número de cadeiras para a Câmara Municipal”, analisa Eduardo Macêdo, doutor em Direito Político e Econômico. 

Por sua vez, são 75 Prefeituras em que, pelo menos, tem-se dois candidatos disputando os mandatos de prefeito e vice . “Até mesmo em Aracaju, estamos presenciando um fato inédito em que se apresentaram 11 candidaturas a prefeito”, ressalta. A Reportagem Especial estará disponível na segunda-feira, a partir das 8h.

 

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.