Aparte
Pelotão de Caatinga deve voltar a Porto da Folha em fevereiro

João Eloy de Menezes: dar logo utilidade ao Pelotão

A sede do Pelotão Especial de Policiamento em Área de Caatinga - Pepac -, grupamento da Polícia Militar do Estado de Sergipe especializado em proteger a comunidade do sertão contra a violência, vai voltar o mais rápido possível à sua localidade de origem, que é o povoado de Vaca Serrada, na saída de Monte Alegre, no cruzamento para Porto da Folha, e já pertencente a este município.
 
Isso deve acontecer agora em fevereiro. Por pura falta de condição funcional e material do prédio de origem - aquela casa de madeira instalada em Vaca Serrada -, há mais de dois anos a sede do Pelotão foi mudada para o município de Nossa Senhora da Glória. A antiga estava desabando.
 
O desagrado por esse gesto foi generalizado. Prefeitos, demais lideranças políticas, comunitárias e empresariais de Carira a Porto da Folha, de Poço Redondo a Canindé partiram para cima do Governo do Estado pedindo que a sede do Pelotão fosse retornada ao local de origem.
 
No dia 26 de agosto 2015, este agrupamento político e social fez uma ampla reunião com Belivaldo Chagas, em Palácio de Governo, que estava como governador em exercício, e disse do desejo de cada município do sertão de que o Pelotão voltasse a Vaca Serrada. Belivaldo não se fez de rogado: prometeu agir.
  
“Em time que está ganhando, não se mexe. Dito isso, não há razão para que o Pelotão da Caatinga saia de Porto da Folha. Foi um compromisso assumido por Jackson Barreto em minha frente, e que foi dito ao comandante da polícia: “desempenhe suas atividades, envie todos os esforços possíveis e imagináveis para que a gente faça, de imediato, a reforma do prédio para que haja o retorno do Pelotão de Caatinga”. O que foi dito por Jackson prevalece. Tenham tranquilidade. O que nos resta é agilizar a reforma”, comprometeu-se Belivaldo Chagas naquele dia de agosto.
 
E as obras foram, sim, tocadas. Na sexta-feira da semana passada, dia 19 de janeiro, em viagem pelo sertão, Jackson Barreto foi pessoalmente inspecionar o andamento da reforma da sede do Pelotão.  
 
“Eu estive na vista com o governador. Pelo que vi, está faltando apenas botar a placa, plotar com a logomarca do Pelotão e colocar os móveis. Eu creio que na primeira semana de fevereiro a gente inaugura, no aspecto funcional de fazer atuar. Já dei instruções ao comando da Polícia Milita para que a gente vá ocupando logo. Nós queremos dar logo utilidade, mesmo que antes da inauguração com a presença do governador. O Pepac abrange o sertão todo”, disse à coluna Aparte o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes.