Aparte
Reportagem Especial: áreas verdes devem ter mais público no pós-pandemia

Parques e áreas verdes conferem vida à cidade 

Com as pessoas em casa há mais de 120 dias, as áreas verdes e espaços públicos da cidade de Aracaju, como parques e praças, estão cada vez mais desejados.

Seja no Parque da Sementeira, no Parque da Cidade ou dos Cajueiros – os mais tradiconais de Aracaju –, um passeio ao ar livre é o que a maioria tem almejado.

Embora não haja previsão para que a rotina de visitação a esses locais possa ser retomada, está mais do que claro o quanto eles são fundamentais para a cidade e para os seus moradores. E é a esse tema que se dedica a Reportagem Especial desta semana.

 

Arquitetos e urbanistas, gestores, especialistas da área falam sobre a importância desses espaços e do que eles representam para um centro urbano como Aracaju.

“No cotidiano urbano de uma capital, os espaços verdes nos possibilitam desfrutar os parques e praças para caminhadas, contemplação e ócio, em um alto grau de lazer, além de constituir lugares para relações de trocas frente à parentalidade e socialização”, analisa Ricardo Mascarello, arquiteto e urbanista.

Também arquiteta e urbanista, Ana Libório vê Aracaju como uma cidade privilegiada com uma extensa massa de área verde composta pelos manguezais que lhe conferem paisagem urbana peculiar.

Essa paisagem natural é complementada pelos Parques da Cidade, Sementeira, Cajueiros, que, segundo ela, nem sempre são utilizados pela grande massa da população, o que é comum em cidades praianas.

Se antes esses locais já somavam cerca de mil visitantes por dia, no pós-pandemia poderão ser vistos como desejo de consumo para uma maior população.

“Acreditamos que após a retomada das atividades os parques serão extremamente demandados, visto que, depois de um período de isolamento social, as pessoas necessitam de convívio, práticas esportivas e contato com a natureza, retornando gradativamente à vida normal”, justifica Luiz Roberto Dantas, presidente da Emsurb, responsável pela gestão desses locais em Aracaju.