Aparte
Thiago de Joaldo é pré-candidato a federal: “A região dará um forte recado nas eleições de 2022”

Thiago de Joaldo: tradição política da família pesou na decisão

Advogado com especialização em Direito Tributário, ex-secretário de Assistência Social e do Trabalho, de Administração e Finanças e da Educação de Itabaianinha, José Thiago Alves de Carvalho é oficialmente pré-candidato a deputado federal nas próximas eleições.

Filiado ao PSDB - “por enquanto” -, Thiago tem 39 anos e é filho de Joaldo da Laranjeira, ex-prefeito de Itabaianinha por três mandatos e irmão do atual gestor da cidade, Danilo de Joaldo.

Thiago de Joaldo, como se denomina agora,  confirmou a pré-candidatura com exclusividade à Coluna Aparte. “Coloquei meu nome, sim, à disposição do povo do meu município, dos municípios circunvizinhos e de amigos de outras regiões do Estado que também têm incentivado esse projeto”, diz Thiago de Joaldo.

De acordo Thiago, tem sido crescente na região a demanda por um parlamentar a nível federal que tenha uma ligação verdadeiramente próxima com os municípios menores, que não possuem grande densidade eleitoral, mas precisam de atenção também. E esse sentimento que o impulsionou a aceitar a ideia da candidatura.

“Infelizmente, temos visto uma concentração muito grande de investimentos na capital do Estado e em municípios grandes que, por si só, já são privilegiados pela estrutura que já têm. Então, é cada vez maior a sensação de que é chegada a vez de municípios menores receberem melhor suporte e mais atenção dos parlamentares federais, não tendo que ficar apenas com o que sobra dos grandes municípios”, argumenta.

Para além disso, a tradição do nome pesou bastante na decisão, segundo Thiago. “Meu pai foi vereador e prefeito, ajudou a eleger Renildo Santana e Robson da Laranja. Atualmente, meu irmão está na condição de prefeito pelo segundo mandato consecutivo. Partindo dessas bases, pretendo seguir fazendo na política o trabalho de transformação social que as suas ferramentas permitem”, admite ele.

Aliás, com o irmão prefeito de Itabaianinha, um mandato de deputado federal de Thiago também teria base eleitoral nessa região. “O trabalho feito por Danilo de Joaldo é nosso cartão-postal. Isso muito nos orgulha, como cidadão e como irmão, claro, e nos dá a base inicial de que precisamos para lançar um projeto grande como esse”, reconhece.

“Consegue imaginar o quanto Itabaianinha e municípios vizinhos, das regiões sul e centro-sul, principalmente, ganharão podendo contar com um federal fora do eixo de Lagarto, com foco naqueles municípios menores? Seria fantástico”, completa Thiago.

Para isso, além do apoio do irmão, Thiago também tem conversado com outras lideranças e acredita que conseguirá sair com um bom número delas. Mas confessa que o que mais tem o encorajado é o desejo de pessoas simples, do povo mesmo desses municípios, de ter um federal pra realmente chamar de seu.

“Acho que essa região dará um forte recado nas eleições de 2022”, opina Thiago de Joaldo, que pretende focar a atuação em dois eixos centrais para uma verdadeira e duradoura transformação social: ajudar a levar Educação de qualidade para todos e ajudar a criar e manter políticas públicas de geração de emprego e renda.

“Poderão esperar de mim, num cenário de exercício de mandato de deputado federal, um trabalho incansável nestes pilares, mas sem deixar de dar atenção a outros temas que também interessam à população, como a saúde, por exemplo, que também demandará trabalho duro para seus melhoramentos”, reitera.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.