Aparte
Opinião - A Escola de Governo que queremos e com amor pelo que fazemos

[*] Bosco Rolemberg

Este ano a Escola de Governo da Prefeitura de Aracaju completa 7 anos de existência, cinco dos quais sob minha direção na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, PDT.

Este é um tempo bom para fazermos um balanço da trajetória, expressar a visão que inspirou nossa experiência, compreender nossa situação e definir rumos.

Assim tomei a iniciativa de reunir secretários, gestores, servidores e parceiros interessados na capacitação, no que chamamos de Plenária. Na verdade, uma roda de conversa, transmitida também online.

O objetivo principal foi dar oportunidade para todos apresentarem opiniões, posições e sugestões para o aperfeiçoamento do nosso trabalho no esforço coletivo de construção do Projeto Político Pedagógico da Escola de Governo - Esgap.

Como resultado, esperamos sistematizar um conjunto de ideias - não utilizo “modelo de negócio” dos manuais - que melhor correspondam às necessidades da cidade e da gestão municipal.

A experiência da Esgap de capacitação na gestão municipal tem como visão e inspiração o padrão das escolas inovadoras e de excelências no país e no mundo. Capacitar gestores para uma cidade inteligente, humana, criativa, sustentável é nossa missão.

Capacitação para conquista dos objetivos do planejamento estratégico da gestão, da realização das metas e resultados.

Uma escola que contribuía para a formação de quadros municipais atentos às novas necessidades da sociedade, qualificados para a descoberta de soluções para os problemas urbanos, constituindo-se como um centro de incentivo a inovação.

E a Esgap afirmou-se como centro de capacitação e criatividade na gestão pública. De 2017 até os dias de hoje, mais de 6 mil servidores foram beneficiados com treinamentos, oficinas, palestras e cursos.

O Concurso Criatividade e Inovação premiou servidores criativos e gerou um Banco de Projetos, fruto da inteligência, da qualificação e do compromisso profissional das equipes técnicas.

A parceria com instituições públicas e privadas de ensino abriu caminhos para a graduação e pós-graduação de diversos profissionais e seus dependentes. A motivação da Esgap é a de cuidar dos servidores para prestar um melhor serviço a população.

Trabalhamos para diminuir a distância entre a realidade e aquela Escola que sonhamos e desejamos. Urge intensificar as capacitações a distância, virtuais e híbridas, estreitar as relações de intercâmbio com as escolas congêneres.

Precisamos avançar na realização de cursos de nível avançado e de média e longa duração. A presença nas redes sociais ampliou a interatividade e possibilitou maior protagonismo na participação dos gestores.

Elaborar o Plano de Capacitação que contemple os principais eixos e temas demandados pela administração municipal são desafios gerenciais e pedagógicos a enfrentar.

Assim como ampliar a rede de parcerias para acesso a conteúdos digitais disponíveis para a gestão pública. Parceria, integração e colaboração em todas as esferas, alegria e amor pelo que fazemos, são marcas da equipe da Escola de Governo e Administração Pública da Prefeitura Municipal de Aracaju.

[*] É diretor da Escola de Governo e Administração Pública – ESGAP - da Prefeitura Municipal de Aracaju -  bosco.rolemberg@hotmail.com.

Foto: Marcelle Cristinne

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.