Aparte
Opinião - O papel do político é facilitar a vida das pessoas e não o contrário

[*] Gilza Góes

Sou candidata a vereadora por Aracaju porque vejo que ainda falta muita coisa para que esta cidade seja a tal Capital da Qualidade de Vida. Como pode ser da Qualidade de Vida se mais da metade da população não tem esgotamento sanitário?

Como, se a água fornecida à população é uma tragédia? Se andar nos bairros à noite é uma operação de alto risco? São tantas incoerências que dariam pra escrever um livro. E pra completar esse cenário deprimente, nossas crianças estão em último lugar em desempenho escolar. Daí que apresento aqui tópicos do que pretendo fazer em nome do nosso mandato.

Melhoria imediata no abastecimento e qualidade da água – É inadmissível isso que sai das torneiras dos aracajuanos. E dão sempre as mesmas desculpas. Isso sem falar nos bairros mais altos, que continuam com problema de abastecimento.

Esse problema tem que ter um fim. Qualidade de vida começa com qualidade da água. Na época de João Alves a água era boa. Bem tratada. Bons tempos aqueles!

Melhor iluminação pública - Vou dar um exemplo de uma cena absurda: avenida que nem inaugurada foi ainda, toda iluminada. Aí você sai da avenida e entre nos bairros paralelos a ela, e o que encontra? A escuridão.

Não precisa ser especialista em Segurança Pública pra saber que localidades mal iluminadas têm maiores índices de violência, assalto, roubo e estupro. Existem tantas novas tecnologias à disposição para oferecer uma iluminação melhor e mais barata aos cofres públicos. Como vereadora, vou exigir que a PMA resolva isso de forma definitiva. Aracaju precisa de luz!

CPI da educação e mais creches - Deixar a educação básica despencar a esse nível é um crime - Aracaju caiu pro último lugar entre as capitais, segundo o Ideb. Isso tem que ser esclarecido. E não é por falta de dinheiro. Dinheiro tem. Ou está sendo mal aplicado ou desviado.

Vou instaurar uma CPI pra descobrir porque o ensino básico despencou. Como também vou encaminhar uma proposta para resolver definitivamente a falta de vagas em creches. É inadmissível que as jovens mães que precisam trabalhar não tenham onde deixar seus filhos. Esse é outro problema crônico em Aracaju que precisa de solução definitiva. E eu sei como fazer.

Plano de ajuda aos ambulantes e cabeleireiros - A pandemia do coronavírus afetou a todos nós, mas algumas categorias sofreram mais. Os cabeleireiros e ambulantes, por exemplo. Já fui ambulante e hoje sou profissional de beleza, e conheço a fundo as duas categorias. Tenho propostas para amenizar os prejuízos causados e recuperar o tempo, o dinheiro e empregos perdidos.

Tecnologia para agilizar consultas - Vou dar outro exemplo da falta de sensibilidade da PMA: o cidadão vai ao posto de saúde do seu bairro para marcar uma consulta. A solicitação entra no sistema e ele vai ter que ir duas, três vezes por semana no posto para saber a data.

Se o tal sistema marcar a data e por motivo de força maior ele só souber depois, ele perde a consulta. Aí eu pergunto: o que custa adicionar ao tal sistema um serviço de alerta pelo WhatsApp avisando a este cidadão que sua consulta foi marcada e basta ele ir ao posto para confirmar?

Não é só gente rica que dá valor ao tempo. O tempo do pobre também é precioso. Temos a obrigação de facilitar a vida das pessoas.

Fim das passarelas e pontes precárias - Vejo a falta de sensibilidade deles com o povo em tudo, até nos pequenos detalhes. Vou dar outro exemplo prático: o canal que divide dois dos bairros mais populosos de Aracaju, Santa Maria e 17 de Março.

Não terminaram a obra, e os moradores para encurtar a distância, e não ter que arrodear cerca de 1km, construíram uma precária ponte de madeira, que está há uns cinco de altura do chão. Eu passei por ela. E por ela passa todo mundo - homens, mulheres, crianças, mães com crianças de colo, moto.

É um perigo absurdo. As tábuas estão soltas e ela balança. Como vereadora vou exigir que se resolva isso imediatamente. É uma questão de segurança. Infelizmente, existem dezenas de passagens improvisadas assim sobre os canais de esgoto e sempre nos bairros mais pobres.

Estão esperando o que? Uma tragédia acontecer? Uma criança, um idoso se estabacar lá embaixo? O que é isso, senão descaso e falta de respeito com o cidadão?

Se a PMA não resolver, a gente pede ajuda ao Exército. Nosso Exército tem um departamento de engenharia competente e exemplar. Eles certamente construirão passarelas seguras em poucos dias.

Retomada de eventos esportivos pra juventude - É assustador o aumento no número de casos de depressão e suicídio, principalmente entre os mais jovens. Certamente agravado pelas consequências da pandemia. Já fui atleta, numa época em que não faltavam eventos e competições.

Temos que retomar esse calendário de atividades urgentemente e ocupar nossa juventude com práticas saudáveis. Quando você nasce em família simples e humilde aprende desde cedo a resolver as coisas de forma prática e objetiva.

Não esperem de mim como vereadora projetos mirabolantes, faraônicos. Eu vou atuar nos problemas básicos, apresentando soluções práticas, objetivas e de baixo custo para o erário. O papel do político é o de facilitar a vida das pessoas e não o contrário. Simples assim...

[*] É represente de produtos da área de estética e candidata a vereadora pelo DEM.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.