Aparte
Opinião - Por que Edvaldo lidera com tanta folga a eleição em Aracaju?

[*] Edson Júnior

Na noite desta segunda-feira, 26, a Tv Atalaia, através do Jornal do Estado, divulgou pesquisa realizada pelo ECM Pesquisas – Dataform, onde confirma a folgada liderança do prefeito Edvaldo Nogueira para vencer a eleição deste ano em Aracaju.

De acordo com a pesquisa, Edvaldo obteve 35,83% na intenção de voto do eleitor, abrindo folgada vantagem de 19% para a segunda colocada, a delegada Danielle Garcia, que alcançou 16,50% na sondagem; distante dos dois, o candidato Rodrigo Valadares aparece na terceira posição, com 4,67%; já o candidato petista, Márcio Macedo, estaciona na quarta colocação com apenas 3,83%. 

Além dessa pesquisa do Dataform, Edvaldo liderou com folga duas pesquisas do Ibope, divulgadas pelo telejornal SETV, da Tv Sergipe, nos dias 9 e 22 deste mês, obtendo 32 e 34%, respectivamente, registrando vantagem de 11% e depois 15% para a segunda colocada. 

O que se pode concluir rapidamente é que ao analisar o resultado dessas três pesquisas, o candidato Edvaldo Nogueira apresenta liderança consistente, com larga vantagem percentual sobre seus adversários, e que segue firme para vencer a eleição.

E por que Edvaldo lidera com tanta folga esta corrida eleitoral em Aracaju?

Vou fugir ao obvio que as pesquisas apontam e mergulhar nos fatos que formam a opinião do eleitor no momento em que afirma aos pesquisadores que seu voto é para Edvaldo.  Apenas três tópicos para reflexão do leitor:

1. COLIGAÇÃO FORTE - Edvaldo tem o maior número de partidos apoiando sua reeleição, nove no total, todos com fortes lideranças, serviços prestados à sociedade e densidade eleitoral comprovada nos bairros da cidade. Se o leitor pesquisar cada uma das coligações e avaliar o potencial de votos de cada partido que apoia cada candidatura, vai descobrir que Edvaldo tem o bloco mais forte eleitoralmente. Fiz esse levantamento, consultando o portal do Tribunal Superior Eleitoral – TSE –, para observar o quantitativo de votos dos partidos que participaram da eleição de 2016. A superioridade do bloco de Edvaldo na eleição deste ano é gritante. 

2. CAMPANHA PACÍFICA E PROPOSITIVA - Edvaldo e Katarina fazem uma campanha totalmente oposta à dos seus adversários, que passam o tempo insistindo em ataques e agressões ao prefeito, verdadeiro show de horror.  O eleitor está atento e desaprova candidaturas briguentas, já percebeu que quem passa o tempo falando mal de adversário não tem proposta, não tem o que mostrar. Sem revidar aos ataques, Edvaldo toca sua campanha com Katarina Feitoza em clima de paz e amor. Nada de agressão! Em sua propaganda de rádio e TV, Edvaldo presta contas ao eleitor sobre o que fez e o que pretende fazer para melhorar a cidade e a vida do aracajuano. É isso que interessa ao eleitor.

3. GESTÃO RECONHECIDA - Edvaldo conquistou a confiança do eleitorado com uma gestão planejada e realizadora, trabalhou de forma obstinada para colocar Aracaju em pé. Seus adversários minimizaram esse trabalho e passaram enorme tempo com ofensas e críticas ao prefeito. Não atentaram para os avisos que o eleitor mandava das ruas, de que estavam cansados de tanta reclamação e blá-blá-blá. E enquanto a turma reclamava de tudo, Edvaldo trabalhava, não dava ouvidos às provocações. Respondia às ofensas com obras e logo o aracajuano percebeu o trabalho dele espalhado por toda a cidade. O reconhecimento é percebido nas minicarreatas que Edvaldo e Katarina fazem pelos bairros da cidade. É impressionante o magnetismo dos dois, a empatia cada vez mais reveladora de Katarina Feitoza com o eleitorado e a confiança dos moradores em Edvaldo. Os dois são recebidos com festa, explosão de alegria e surpreendente calor humano em cada gesto dos moradores.

Não são apenas números de pesquisas que confirmam a larga liderança de Edvaldo na disputa, elas apenas captam o sentimento do aracajuano por tudo que Edvaldo realizou nestes quatro anos de muito trabalho. 

Poderia alongar este artigo relembrando como Edvaldo recebeu a cidade e como corrigiu os problemas que herdou; poderia citar centenas de obras espalhadas por toda a cidade e que estão levando Aracaju para o futuro; e poderia dedicar alguns parágrafos para mostrar como Edvaldo recuperou as finanças do município, levando-o ao conceito A+ perante a Secretaria do Tesouro Nacional – STN. Fiquemos por aqui, para não tomar tempo demasiado do leitor. 

Há poucos dias, precisamente no dia 15 de outubro, o jornalista Jozailto Lima cravou sua opinião sobre as eleições deste ano na capital: Edvaldo vencerá a eleição de Aracaju no primeiro turno.

Encerro meu artigo me associando a esse prognóstico de Jozailto. Por todo trabalho, dedicação e amor pela cidade, Edvaldo merece continuar como prefeito de Aracaju. 

Não é hora de mudar, aventurar mãos despreparadas e colocar a cidade  novamente no caos. É hora de continuar com Edvaldo, para a cidade seguir avançando e no rumo certo. Ele já provou que sabe fazer. 

* É jornalista.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.