Aparte
Opinião - Por um Crea-SE mais aberto aos profissionais de engenharia e à sociedade

[*] Dilson Luiz de Jesus Silva

Por causa da pandemia de coronavírus, este ano temos uma eleição atípica para condução futura do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - Crea - do Estado de Sergipe.

Fato grave é que o nosso Conselho, com a mentalidade e gestão atrasada construída há anos, mantém o modelo retrógrado de voto presencial, a serem depositados em urnas de lona em cédulas de papel.

Isto sintetiza o respeito que as gestões do nosso Conselho têm para com os profissionais nele registrados. Neste contexto, encontramos o candidato apoiado pela atual gestão que em nada se pronuncia quanto a este atentado à saúde dos profissionais e de seus familiares.

O engenheiro Jorge Silveira, candidato com apoio das gestões atuais, é um profissional que merece o nosso respeito. Mas, no entanto, segundo o seu currículo disposto no site do Crea-SE, está há 27 anos ocupando cargos dentro do nosso sistema profissional, logo este modelo de gestão identifica com o seu currículo um alinhamento que dificilmente poderia desvinculá-los.

Precisamos de gestores que não se apeguem aos cargos, mas sim que deem suas contribuições e oportunizem a outros profissionais também poderem contribuir e apresentar novos rumos.

Outro aspecto danoso aos nossos interesses classistas: o candidato que tem o irrestrito apoio da gestão atual está há anos fora de Sergipe, com permanência maior em Brasília, poderá e deverá contribuir com o nosso Crea passando o bastão aos mais novos engenheiros, porque esses precisam ter espaço também.

E é a isso que eu e minha biografia, apoiados por uma série de profissionais das engenharias, nos propomos. Sim, admito-me novo na área, mas já tenho serviços prestados. Para os que me conhecem pouco, aqui vai algo a mais sobre mim.

Sou formado em Engenharia Civil pela Faculdade Pio Décimo e sou pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Fanese. Sou especialista em Engenharia de Saneamento Básico e Ambiental e especialista em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental, e sou BIM Manager. Também sou auditor líder ISO 14001.

Já desempenhei funções em órgãos públicos, mas tenho o meu foco profissional na iniciativa privada, atuando nas minhas áreas de formação. Sou professor do curso de Graduação em Engenharia Civil da Faculdade Pio Décimo e administro a minha empresa há 19 anos.

Na área associativa, sou membro associado da Aseopp, dirigi o Clube de Engenharia de Sergipe, sou da Diretoria Executiva da CBIM-SE e integro o Conselho Consultivo da Aseest, funções das quais me licenciei para colocar o meu nome à disposição dos profissionais registrados no Crea-SE nesta eleição.

Na nossa plataforma, garantimos com o nosso futuro presidente do Confea, o engenheiro Paulo Guimarães, que implantaremos a eleição virtual pela rede mundial de computadores em nosso sistema já no primeiro ano de gestão. Este é um dos nossos compromissos com os profissionais.

Mas não é tudo. O incentivo ao conhecimento das entidades de classe por parte dos profissionais, assim proporcionando a oportunidade de todos poderem participar do Conselho como conselheiros, promovendo esforços para uma constante renovação dos quadros e trazer para o plenário as diferentes visões, formações, e vontade que todos têm de colaborar com o constante crescimento deste que é o maior Conselho de profissionais da América Latina.

A discussão dos rumos da Engenharia estará no foco das atenções, seja ele na academia, nas empresas ou nos governos e órgãos de controle. Hoje a engenharia civil precisa ser reconhecida como um elemento propulsor da economia, como assim já é na agronomia.

As nossas obras precisam ser repensadas e ter suas contratações aliadas ao livre mercado, claro, com base na boa técnica como item primordial para o atendimento pleno da sociedade. Esta é uma das nossas bandeiras.

Também vamos trazer para o Conselho uma maior integração com os entes públicos ligados às profissões com as quais congregamos. Vamos fazer convênios e parcerias com as Prefeituras e Estado com base na colaboração técnica e na valorização profissional, e implantar um processo de disseminação da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, a nossa Mútua, junto com os engenheiros Ronald Donald e Paulo Primo, apresentando a todos os profissionais as vantagens que o registro dele pode desfrutar.

Vamos valorizar, junto com as instituições de ensino, os trabalhos técnicos-científicos que visem crescer as nossas áreas de atuação, trazer a engenharia, a agronomia e as geociências, bem como a tecnologia e segurança do trabalho, para o foco da discussão do desenvolvimento regional e sustentável.

Enfim, essas são algumas de nossas propostas para viabilizar e voltar a termos o nosso Conselho valorizado e representativo junto aos profissionais, às empresas e à sociedade.

[*] É engenheiro civil, empresário, professor universitário e candidato à Presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - Crea - do Estado de Sergipe.

 

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.