Aparte
Opinião - União das mulheres na disputa pela Prefeitura mexe com Neópolis

[*] Gabriel Lírico Queiroz 

Em Neópolis, cidade distante 120 km de Aracaju com 13.828 eleitores, a política tradicional, que é caracterizada pelo protagonismo maciço de homens, está abalada e seus adeptos estão incomodados.

Existe no município um amplo movimento espontâneo que despertou para o desejo de progresso e que busca uma forma inovadora de agir politicamente em oposição ao atual governo municipal que há muito deixa a desejar administrativamente.

Quem vive na cidade sabe e sente na pele as falhas do funcionalismo público, principalmente nas áreas da educação e saúde, as mais afetadas pela falta de liderança e eficácia da gestão. É coletivo entre os cidadãos e cidadãs de Neópolis o desejo de renovar a composição da Câmara de Vereadores e a gestão da Prefeitura.

A população não quer mais políticos antiquados e com discurso vazio - entende-se por discurso vazio todos os políticos que falam de maneira entusiasmada e são retrógrados na maneira de pensar e de agir.

Na velha política incomodada se incluem todos aqueles que pertencem às oligarquias políticas e políticos profissionais que estão na política apenas para manter suas vantagens pessoais e privilégios. São aqueles que usam da demagogia para fingir preocupação com o povo.

Eis que finalmente o pesadelo dos algozes da velha política se tornou realidade. Existem inúmeros novos candidatos e candidatas com propostas e ideias inovadoras concorrendo a um mandato para a próxima Legislatura, incluindo uma quantidade expressiva de mulheres pré-candidatas nunca antes vista na política local.

Ademais, um momento histórico ocorreu no último dia 15 de setembro: as duas mulheres pré-candidatas à Prefeitura de Neópolis colocaram os interesses coletivos do povo neopolitano à frente e, em uma atitude firme, uniram-se.

Nas convenções do partido Avante e do partido Progressistas, foram confirmados os nomes de Cláudia Passos, pré-candidata à prefeita, e Marli Vieira, pré-candidata à vice-prefeita. Essa será a terceira vez na história que uma mulher disputa o mandato máximo do poder executivo municipal de Neópolis.

Antes de Cláudia Passos, outras duas mulheres desafiaram as tradições políticas locais e se apresentaram como candidatas à prefeita - foram a educadora e líder comunitária Floracy Queiroz Vieira, que disputou pelo PT em 1992, e a filantropa Maria Salete Nunes Teixeira Alves, que disputou pelo PSDB em 1996.

Entretanto, a cidade vivencia algo novo na atualidade, e é a primeira vez que duas mulheres estão unidas em uma mesma chapa majoritária em busca da oportunidade de gerir o município do leste sergipano. Isso pesa.

Ecoa nos quatro cantos da cidade e em todos os povoados a grande boa nova da união delas na luta pelo desenvolvimento social e econômico de Neópolis. O eleitorado recebeu com entusiasmo a notícia da aliança entre a educadora e empresária Cláudia, Avante, e a professora e assistente social Marli, Progressistas.

Desde a realização das convenções é notório o número de declarações espontâneas de apoio à dupla, oriundos dos mais diversos setores da sociedade.

Muitos estão enxergando nas propostas e projetos das duas mulheres a esperança de uma política transformadora e progressista, distante da mesmice dos velhos projetos de poder que assolam o município.

É aguardado por todos a firmação de políticas públicas que permitam a restruturação do governo municipal e a melhoria do serviço público.

Neópolis há décadas clama por mudanças e essas raramente se realizam. Está mais do que na hora de ter alguém mais responsável e qualificado liderando a Prefeitura. 

[*] É historiador, gestor cultural e poeta.

 

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.