Aparte
Laércio Oliveira convida ministro Bento Albuquerque para inauguração da Unigel, ex-Fafen

Laércio Oliveira: discute com ministro o desenvolvimento do polo de fertilizantes de Sergipe

O deputado federal Laércio Oliveira esteve nesta quarta, 7, com o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, para reforçar o convite para o evento de inauguração da Unigel - antiga Fafen - no final deste mês de julho e testemunhar os resultados práticos das ações do Governo do Estado de Sergipe e as mudanças que, segundo ele, a nova Lei do Gás já começam a promover na economia, considerando as novas perspectivas de um mercado competitivo nesse setor.

“Eu estava acompanhado do superintendente da Secretaria de Indústria e Comércio de Sergipe, Marcelo Menezes, e aproveitamos para detalhar todas as ações empreendidas pelo Governo em função da própria Lei do Gás e do desenvolvimento do Polo de Fertilizantes de Sergipe. Acreditamos que estão sendo construídas as bases para um novo momento da economia sergipana”, disse Laércio.

Recentemente o Governo de Sergipe anunciou que a Fábrica de Fertilizantes Heringer, localizada em Rosário do Catete, vai retomar as atividades. Instalada em Sergipe há 16 anos, a expectativa é a de que a reativação da fábrica gere mais de 200 empregos. 

De acordo com Marcelo Menezes, o gás natural é um dos principais - e mais custosos - insumos na indústria de fertilizantes. A redução de seu preço é um fator fundamental para acelerar a retomada econômica em Sergipe.

“As coisas já estão acontecendo. Sergipe está fazendo a sua parte. Quando o gás definitivamente chegar na nossa costa, saberemos a melhor destinação para produzir desenvolvimento, riqueza e renda para o nosso povo e para o nosso Estado”, disse Laércio.

O parlamentar registrou ainda o papel preponderante de Sergipe como um polo de fertilizantes no país, lembrando, porém, que isso depende de uma política que estimule a produção doméstica, invertendo a realidade atual, em que o Brasil importa mais de 80% do fertilizante que consome.

Isso se concretizando, Laércio acredita em um salto significativo para o setor. “Teremos um destaque nacional fazendo uso do gás natural abundante no nosso litoral e a disponibilidade de reservas minerais do potássio para ter participação expressiva na produção de amônia e cloreto de potássio”, disse.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.