Aparte
Jozailto Lima

É jornalista há 40 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração / Tatianne Melo.

Jackson Barreto: “Em 2022, bolsonaristas de Sergipe não vão encontrar buracos para se enterrar politicamente”
Compartilhar

Jackson Barreto: “Posso garantir que aqui em Sergipe em 2022 Bolsonaro vai ser tragado - não será engolido, será tragado”

O ex-governador do Estado de Sergipe e ex-prefeito de Aracaju, Jackson Barreto de Lima, MDB por enquanto, previu nesta segunda-feira, 26, que “a derrota de Jair Bolsonaro para Lula em Sergipe vai ser vergonhosa em 2022”.

“Eu posso garantir que aqui em Sergipe em 2022 Bolsonaro vai ser tragado - não será engolido não, será tragado - por Lula. As pesquisas aqui no Estado com relação a Lula e a Bolsonaro mostram isso. Vai ser um banho”, disse JB a esta Coluna Aparte.

“Se Jair Bolsonaro já perdeu para Fernando Haddad em 2018 em Sergipe, veja o que vai acontecer com ele diante de Lula! Sergipe era um Estado que tinha apenas um campus de universidade pública federal e Lula deixou com cinco. Sergipe tinha duas escolas técnicas federais, nós temos 11 hoje - e agora com tudo o que se sabe de Lula, então. Veja que o Bolsonaro não tem nenhum centavo destinado para casas populares. Não tem um sequer conjunto popular inaugurado por ele”, disse Jackson.

Por tudo isso, Jackson Barreto prevê um destino cruel pros seguidores de Jair Bolsonaro no Estado. “Em 2022, os bolsonaristas de Sergipe não vão encontrar buracos para se enterrar politicamente - e eu estou falando politicamente, porque não pensamos em termos de genocídio como Bolsonaro”, avisa, fazendo a devida ressalva.

Apesar desse entusiasmo todo com o “advento” de Luiz Inácio Lula da Silva e com a mudança de foco no entorno do petista, Jackson Barreto não admite abrir o debate específico sobre a sucessão de Belivaldo Chagas e, portanto, não conjectura esse ou aquele peso do PT a mais do que outros grupos no processo do ano que vem.

“Não me cabe fazer análise da sucessão estadual neste momento. Eu iria criar dificuldades políticas e não acho que deva fazer isso agora. Eu estaria botando o carro adiante dos bois. Quem primeiramente tem de discutir a sucessão do Estado é o governador Belivaldo Chagas, e ele, como eu, tem a visão e necessária exigida pelo processo”, diz o ex-governador.

Jackson Barreto se recusa a analisar até a possibilidade de o PT em 2022 estar de um lado e os governistas de Sergipe de outro, como se dera na sucessão de Aracaju do ano passado. “Eu acho que está muito cedo para fazer esta avaliação. Não quero provocar e nem antecipar os fatos. Nem me cabe, insisto. Não é a boa política. O meu desejo é o de votar e o de pedir votos para Lula. Isso todos sabem. Agora, entre isso e fazer a discussão da sucessão estadual, não vou fazer, porque não me cabe nesta hora”, diz.

Do ponto de vista da análise genérica, sem se deter sobre quem leva mais ou menos vantagem entre petistas e aliados, Jackson Barreto, admite, no entanto, que com Lula liberto e concorrente à sucessão presidencial, há uma alteração genérica nas sucessões estaduais.

“Lula candidato a presidente vai mexer as com as sucessões em todos os Estados, em todo o país. Evidentemente que fortalece o PT no Brasil inteiro, eis que Lua está aí em primeiro lugar, o que é uma coisa inquestionável, mesmo porque Bolsonaro é um imbecil que a cada dia se atola e se afunda mais”, diz ele.

“Será que as pessoas não são capazes de compreender isso? As pessoas não estão vendo o país sendo destruído, com boa parte da população passando fome, o Brasil voltando àquela situação anterior aos Governos de Lula, quando ele conseguiu superar em muito fome? As pessoas estão com gosto de gás por essa campanha. Eu também estou”, afirma Jackson Barreto.

“Estou com tanta vontade de ver Lula nesta campanha depois de tanta humilhação que ele passou - foram 580 dias preso, desmoralizado no mundo inteiro e hoje o mundo inteiro está sabendo quem é Lula e está sabendo quem é o Sérgio Moro. Hoje nós sabemos que, depois da julgamento do STF, o lugar de Moro é a lata de lixo da história. Esse cara deveria estar era na cadeia”, afirma a plenos pulmões.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.