Aparte
Jozailto Lima

É jornalista há 38 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração Tanuza Oliveira.

José Carlos Machado: “Só tenho um objetivo como deputado federal: cuidar do Estado de Sergipe”
Compartilhar

José Carlos Machado: “No Congresso, quero retomar algumas questões que considero fundamentais para Sergipe”

Aos 72 anos, mas se dizendo “com a disposição de um menino de menos de 50”, o ex-deputado federal José Carlos Machado, DEM, tem projeto de bater às portas da Câmara Federal no ano que vem em busca de um mandato de deputado.

Acha que tem motivos e condições de chegar lá. Dos motivos: “Eu só tenho um objetivo como deputado federal: cuidar do Estado de Sergipe”, diz.

Das condições: “Nossos candidatos a prefeitos nas eleições de 2020 obtiveram quase 100 mil votos. E todos esses votos serão transferidos para esse ou aquele candidato a deputado federal do DEM? Não. Então alguém do DEM para se viabilizar candidato, além dos votos das lideranças do partido, tem de ter um certo cabedal eleitoral próprio e em outros espaços”, diz.

Machado acha que esse “alguém do DEM” é ele. Pelo voto, Machado já foi de um quase tudo em Sergipe - deputado estadual, federal, vice-governador, vice-prefeito de Aracaju, e em 2010 disputou o Senado. É um político que leva a política a sério e, mesmo sem mandato, nunca sai de cena. Veja esse breve bate-papo dele com a Coluna Aparte aqui do Portal JLPolítica.

Aparte - Qual é o seu projeto político-eleitoral para 2022?
José Carlos Machado -
Eu trabalho, em comum acordo com a Executiva Nacional do DEM, para ser um candidato a deputado federal.

Aparte - Que trabalhar é esse? O que o senhor está fazendo para isso?
José Carlos Machado -
Eu tenho conversado com lideranças políticas de todo o Estado de Sergipe. Sabemos que não são fáceis essas possibilidades. Primeiro, eu preciso formar uma boa chapa, porque sozinho não vou a lugar nenhum. E se for exigido um coeficiente de 140 mil votos para se eleger um federal, aí é que fica mais difícil ainda.

Aparte - O senhor quer formar uma chapa em nome de que projeto? A que o senhor se propõe como deputado federal?
José Carlos Machado -
Eu só tenho um objetivo como deputado federal: cuidar do Estado de Sergipe. E tenho a repetir o que eu disse uma vez numa reunião da Comissão de Fiscalização e Controle a Dilma Rousseff, que era ministra das Minas e Energia: “Ministra, eu sou brasileiro, agora o meu país está limitado entre a foz do Rio São Francisco e a da rio Sergipe”. Ou seja, entre o Brasil e Sergipe, eu sou mais Sergipe.

Aparte - Mas defender Sergipe em que aspecto?
José Carlos Machado -
Tem um problema que avilta Sergipe de uma forma grave e que lamentavelmente a classe política não percebe, que é o desemprego. Nós temos 180 mil desempregados no Estado. E o desempregado agora nesta crise é o que mais sofre. Como exigir de um desempregado que ele se isole socialmente para se proteger do coronavírus? Como exigir de um desempregado que ele use máscara, se ele sequer tem dinheiro para comprá-la?

Aparte - Mas é só isso?
José Carlos Machado -
Não. Lá no Congresso, eu quero retomar algumas questões que considero fundamentais para Sergipe. Quais? A briga para se concluir essa duplicação da BR-101 e brigar mesmo, com muita disposição, para ver iniciadas e concluídas as obras do Canal de Xingó. 

Aparte - Mas o DEM reúne estatura para eleger um deputado federal em 2022 em Sergipe?
José Carlos Machado -
Acho que nós temos condições tranquilas. Sem computar os votos dados aos candidatos a vice-prefeitos, nossos candidatos a prefeitos nas eleições de 2020 obtiveram quase 100 mil votos. E todos esses votos serão transferidos para esse ou aquele candidato a deputado federal do DEM? Não. Então alguém do DEM para se viabilizar candidato, além dos votos das lideranças do partido, tem de ter um certo cabedal eleitoral próprio e em outros espaços.

Aparte - E o senhor tem?
José Carlos Machado -
Pela minha história, pelo meu passado, eu acho que tenho sim.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.