Aparte
Opinião - Luciano Barreto é um amigo certo das horas exatas

No dia 10 de setembro de 2010 Chiquinho da Teccol faz discurso pelos 70 anos de Luciano Barreto. Era um tempo em que se podia fazer festa

[*] Francisco Costa

Nunca escondi de ninguém que Luciano Barreto é um grande guerreiro e um amigo certo das horas exatas. Poderia, parafraseando o poeta, dizer que ele é das horas incertas. Mas preferi exatas, pois engloba as certas e as incertas.

É muito difícil na vida encontrar os tais amigos verdadeiros. Os amigos de fé. Aqueles que ao longo de sua vida sempre lhe ouve nas horas difíceis.

Aqueles que ao longo de sua vida sempre procuram entender, sempre colocam o seu coração para dividir a agonia, a ansiedade, o sofrimento, transformando tudo em compreensão e revertendo tudo isso em aprendizado e fortaleza.

Normalmente se diz que amigos são aqueles que vêm da infância, que são feitos naquelas primeiras horas de pureza da vida das pessoas.

Mas eu ouso dizer que amigos são guerreiros que encontramos em nossos caminhos, participam de nossas vidas e contribuem para formular as equações do dia a dia de quem está precisando, de quem acredita em sua verdade que aponta a direção e sentido.

E este tipo você pode encontrar além da infância. O amigo Luciano Barreto é um deles. A ele não conheci na infância, nem tão pouco na adolescência. Já nos conhecemos como adultos, homens maduros, e de imediato houve uma grande sinergia.

Houve uma empatia daquelas que se dá entre pessoas que nem sempre concordam com as mesmas ideias, mas respeitam e admiram um ao outro sempre em prol do bem comum.

Luciano Barreto é amigo leal e um empresário de sucesso que poderia viver sua vida trancafiado “no bem bom”, mas prefere dar tudo de si em prol dos colegas empresários. Pela bem-estar da coletividade.

E para quem o conhece mais de perto, como eu que tenho esse privilégio, tem também o seu compromisso para com geração de empregos, para com a filantropia, para com a ajuda aos mais carentes, e faz tudo isso com uma fé divina “inconteste” e de admirar.

Luciano Barreto nunca demonstrou querer assumir cargos ou mandatos políticos partidários, mas sempre foi e continua sendo “um político” nato e competente, pois o “o bom político” é aquele que se relaciona bem com todos e é, de volta, admirado por toda a sociedade.

Assim quero em nome dos seus verdadeiros amigos que fazem a construção civil do querido Estado de Sergipe parabenizá-lo pela passagem de seu aniversário de 80 anos neste 10 de setembro.

Que o nosso bom Deus lhe traga muita paz, saúde e felicidade juntamente com toda a sua família! Porque, como diz a dupla de compositores Luciana Carvalho/Alceu Maia, “amigo é o tesouro maior que se encontra na vida”.

[*] Conhecido como Chiquinho da Teccol, é engenheiro civil, mantenedor da Construtora Teccol e vice-presidente da Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas - Aseopp -, da qual Luciano Barreto é presidente.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.