Aparte
Jozailto Lima

É jornalista há 38 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração Tanuza Oliveira.

Lula tem quase 30 pontos acima de Bolsonaro na preferência do eleitor de Socorro
Compartilhar

Lula: preferência absoluta (Foto: Ricardo Stucker/Instituto Lula)

O eleitorado de Nossa Senhora do Socorro, maior município do Estado de Sergipe depois da capital Aracaju, com 187.773 habitantes segundo estimativa do IBGE do ano passado, manda avisar que não está em sintomia com o projeto de reeleição do presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, sem partido.

Pelo menos é assim que ele se manifesta em sondagem de opinião pública desenvolvida pelo Padrão Pesquisas Científicas entre os últimos dias 9 e 11 de setembro de 2021.

De acordo com o Padrão, se as eleições fossem realizadas naqueles três dias Luiz Inácio Lula da Silva, PT, teria sido a opção de voto para 52,2% dos eleitores de Socorro, e Jair Bolsonaro o seria para apenas 23,2% deles.

Por esses índices, a margem de vantagem de Lula sobre Bolsonaro é de 29,3 pontos percentuais. A mesma pesquisa traz o pré-candidato Ciro Gomes, PDT, em terceira opção, com 5,1% das intenções de votos dos socorrenses.

A seguir, aparecem Marina Silva, Rede, com 3,4%, João Dória, PSD, com 2,2%, Henrique Mandetta, DEM, com 1,3% e Guilherme Boulos, PSOL, com, 0,5%.

Sobre o grupo inteiro dos demais seis juntos, Lula teria uma vantagem de 16,8 pontos percentuais - índices que dariam para decidir a eleição num primeiro turno.

Entre os socorrenses ainda há 9,6% do eleitorado dizendo que votariam em branco, nulo ou em nenhum desses candidatos apresentados, e outros 2,2% declarando-se indecisos ou que não sabem.

Bolsonaro: segundo lugar com 28,3 pontos de diferença

Na pesquisa de Socorro, o questionário aplicado foi o induzido, a partir da seguinte pergunta: “Em qual destes candidatos o sr(a) votaria para presidente se as eleições fossem hoje?”.

Nossa Senhora do Socorro, município geminado a Aracaju em separação fisicamente por apenas duas pontes, tem 108.651 eleitores e para representar esse universo populacional foram entrevistados 691 deles a partir de 16 anos, todos devidamente votantes.

A margem de erro máxima permitida por essa pesquisa do Padrão é de 3,72% dentro de um índice de 95% de confiabilidade.

Para efeito de processamento desta pesquisa, as entrevistas foram todas feitas in loco e nas seguintes comunidades de Socorro, que simbolizam o corpo do município inteiro: Parque dos Faróis, Guarajá, Palestina; Conjuntos Jardim I, II e III, Fernando Collor  e Conjunto João Alves; Mutirão João Alves, Marcos Freire I, Marcos Freire II; Marcos Freire III, Novo Horizonte, Albano Franco; Piabeta, Taiçoca de Fora, Sede; Taboca, Sobrado, São Braz, Santa Cecília e Porto Grande.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.