Aparte
Opinião - A 2ª edição do Fórum de Incentivo à Leitura é realizada em Monte Alegre

[*] Carlos Alexandre Nascimento Aragão

A Plêiade Cavalo-do-Cão, movimento formado por jovens estudantes de Monte Alegre de Sergipe, realizou na noite da última segunda-feira, 23 de novembro de 2020, virtualmente, o II Fórum de Incentivo à Leitura e à Escrita de Monte Alegre de Sergipe - Filemase. O evento já faz parte das ações desenvolvidas pelo grupo. 

Em 5 de dezembro de 2018 ocorreu a instalação do Filemase nas dependências da Câmara Municipal, entrando para os anais da história do município. A edição contou com mais de 100 participantes entre estudantes, professores, autoridades e demais membros sociedade. Naquela manhã, ações foram traçadas e em 2019 saíram do papel.

Mas ainda há muito a avançar para que a leitura e a escrita sejam ações permanentes e efetivas no cotidiano das crianças, jovens e adultos monte-alegrenses.

Nesse sentido, a segunda edição buscou evidenciar a fala de jovens que têm a leitura e a escrita como instrumentos sociais, como Emilly Barreto, cordelista, Matheus Alves, escritor, e Pedro Mota, leitor.

Esses jovens apresentaram o sabor do ato de ler e a transposição da palavra para o papel na mesa-redonda "Ler e Escrever: ações de interação e transformação", mediada pela professora Martha Danielly.

A partir desse olhar, os participantes ouvintes ajudaram na construção da reformulação e na proposta de novas ações que serão implantadas no ano de 2021.

O evento aconteceu virtualmente, através de uma sala do Google Meet, das 19h às 21h30, tendo a participação de estudantes, professores, sociedade e admiradores da causa. 

Vale registar a presença de Aliny Amorim, secretária municipal de Educação, na ocasião representando a prefeita municipal Marinez Pereira; Domingos Pascoal, membro da Academia Sergipana de Letras, Lucas Lamonier, presidente da Academia Gloriense de Letras, Solange Pinheiro, presidente da Academia Cristinapolitana de Letras e Humanidades; educadora Cris Souza, presidente da Academia Literocultural de Sergipe, Ana Angélica, Betânia e Gleide Selma, professoras da rede municipal, entre outras pessoas. 

Sendo assim, os membros da Plêiade e os demais cidadãos monte-alegrenses terão como foco a educação infantil, pois esta é uma etapa que inicia o processo de aquisição da leitura e escrita através da contação de história e das garatujas construídas por cada criança envolvida no processo ensino-aprendizagem. 

Além dessa ação, haverá uma interação mais próxima entre a família dos aprendizes. Assim, acreditamos que a união das mãos tornará real o planejamento. Essas ações se somarão a outras existentes no município, como Sarau no Coreto, Monte Alegre é Poesia, Concurso Literário de Monte Alegre de Sergipe, Encontro de Escritores & Convidados, Geladeiroteca, Arraiá do ABC, De Mãos Dadas com a Poesia, Festival de Poesia Falada da Baixa Verde e Concurso de Poesia do Centro de Excelência 28 de Janeiro.

É nesse caminho de união e fortalecimento das ações que chegaremos aos objetivos em prol de uma coletividade social. Vida longa ao Fórum!

[*] É professor e membro da Plêiade Cavalo-do-Cão.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.