Aparte
Câmara Federal pode votar nesta quarta projeto que define crimes contra o Estado Democrático de Direito

Sessão do Plenário utiliza sistema remoto de votações

Entre os itens em pauta, está também a Medida Provisória que prorroga vigência do Plano Nacional de Cultura. A Câmara dos Deputados realizará sessão na quarta-feira, dia 5, para votação de algumas propostas e, entre elas, está o projeto de lei que tipifica os crimes contra o Estado Democrático de Direito - PLs 6764/02, 2462/91 e outros -, além de projetos de prevenção da violência contra a mulher e medidas provisórias.

Nesta terça-feira, 4, está prevista sessão do Congresso Nacional para votar um projeto de recomposição do Orçamento e vetos presidenciais. A relatora do Projeto de Lei 6764/02, deputada Margarete Coelho, PP-PI, divulgou parecer preliminar que revoga a Lei de Segurança Nacional e tipifica crimes como o de insurreição.

Esse crime será caracterizado como impedir ou restringir, com emprego de grave ameaça ou violência, o exercício de qualquer dos poderes legitimamente constituídos ou do Ministério Público, ou tentar alterar a ordem constitucional democrática. A pena prevista é de 4 a 8 anos de reclusão.

O texto diz ainda que não constitui crime a manifestação crítica aos poderes constituídos, nem a reivindicação de direitos e garantias constitucionais por meio de passeatas, reuniões, greves, aglomerações ou qualquer outra forma de manifestação política com propósitos sociais.

Entretanto, será crime, punido com reclusão de 1 a 4 anos, impedir, com violência ou grave ameaça, o exercício livre e pacífico de manifestação de partidos ou grupos políticos, associativos, étnicos, raciais, culturais ou religiosos.

Margarete Coelho incluiu ainda crimes como o de violência política, de incitação à animosidade entre as Forças Armadas e o de espalhar fake news em época de eleições.

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER - Outro item da pauta é o PL 598/19, do Senado, que conta com o apoio da bancada feminina. O projeto cria a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, a ser realizada nas escolas públicas e privadas com o objetivo de contribuir para o conhecimento da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) e estimular a reflexão crítica sobre o tema.

De acordo com o substitutivo da deputada Luisa Canziani, PTB-PR, já aprovado pela Comissão dos Direitos da Mulher, a semana será realizada anualmente em março nas instituições de educação básica.

FEMINICÍDIO - Outro projeto sobre o tema é o PL 1568/19, da deputada Rose Modesto, PSDB-MS, que aumenta a pena mínima do crime de feminicídio e torna mais rígida a progressão de regime - mudança do fechado para semiaberto.

De acordo com o parecer preliminar da relatora, deputada Celina Leão, PP-DF, o feminicídio passa a figurar como um tipo específico de crime no Código Penal, com pena de reclusão de 15 a 30 anos. Atualmente, a pena é de 12 a 30 anos.

POLÍCIA CIVIL DO DF - Das duas MPs pautadas, a Medida Provisória 1014/20 define a estrutura básica da Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF - após normas distritais sobre a organização do órgão terem sido consideradas inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal - STF.

O parecer preliminar do deputado Luís Miranda, DEM-DF, inclui vários assuntos relacionados a benefícios para a categoria, como indenizações de uniforme e pela prestação de serviço voluntário.

Atualmente, o uniforme é comprado pela administração, e uma portaria da PCDF - 44/20 - regulamenta a indenização por serviço voluntário fora do horário normal de trabalho.

PLANO DE CULTURA - Já a MP 1012/20 prorroga até dezembro de 2022 a vigência do Plano Nacional de Cultura - PNC -, que acabaria em dezembro do ano passado. A MP perde a vigência no dia 10 de maio.

Previsto na Constituição, o PNC foi instituído em 2010 pela Lei 12.343/10 com duração de dez anos. O governo alega que a pandemia de Covid-19 impossibilitou a elaboração de um novo plano.

LOTERIA DA SAÚDE - Pendente de votação, o Projeto de Lei 1561/20, dos deputados Capitão Wagner, Pros-CE, e Guilherme Mussi, PP-SP, cria a Loteria da Saúde.

Os deputados devem escolher entre votar o substitutivo apresentado pelo relator, deputado Giovani Cherini, PL-RS, que autoriza o Poder Executivo a criar também a Loteria do Turismo, ou emenda do deputado Capitão Wagner que mantém apenas a Loteria da Saúde. (Agência Câmara de Notícias, com reportagem de Eduardo Piovesan e edição de Pierre Triboli).

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.