Aparte
Projeto do deputado Luciano Pimentel cria Semana Estadual de Doação de Sangue

Luciano Pimentel: preocupação com uma área que representa a vida  

A Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei nº 36/2020, de autoria do deputado estadual Luciano Pimentel, que institui a Semana Estadual de Doação de Sangue.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e ampliar o número de doadores em Sergipe, a proposta inclui as ações previstas no PL no calendário de eventos do Estado.

Além disso, determina que a realização das atividades educativas ocorra sempre na terceira semana do mês de junho.

Ao defender a relevância do PL, o deputado Luciano Pimentel destacou que o número de doadores diminuiu em relação à quantidade de pessoas que necessitam de doação. 

Segundo o deputado, o projeto foi elaborado com intuito de sensibilizar novos voluntários e criar uma cultura solidária de doação em Sergipe. “Uma única doação pode salvar até quatro vidas”, pontua Luciano.

“É um gesto nobre que não provoca risco ou prejuízo à saúde do doador, mas que ainda precisa ser estimulado no Estado”, insiste o parlamentar.

“Nosso objetivo, através desta propositura, é o de incentivar a doação e torná-la um hábito entre os sergipanos. Desta forma, estaremos mantendo os estoques de sangue em níveis seguros para garantir o atendimento transfusional nos hospitais”, enfatiza Luciano Pimentel.

O texto do projeto ressalta que na Semana Estadual de Doação de Sangue, o Poder Executivo, por meio de seus órgãos competentes, pode promover a intensificação de atividades diversificadas visando à promoção da prática de doação, como a formalização de parcerias para realização de palestras, cursos, seminários, workshop, bem como de campanhas de divulgação desta ação voluntária.

De acordo com o Centro de Hemoterapia do Estado de Sergipe – Hemose -, no ano passado foram registradas 25.796 doações de sangue em Sergipe.

Já em 2020, desde o início da pandemia houve uma redução gradativa nos atendimentos. De 120 doações ao dia, o Hemose passou a registrar 90.

Depois esse quantitativo caiu para 70 e, atualmente, o serviço realiza uma média diária de 50 doações, número insuficiente para atender ao público que realiza tratamento oncológico, anemias crônicas, leucemias, dengue hemorrágica, cirurgias de grande porte - cardíacas, ortopédicas - além dos serviços de urgência.

Para se tornar um doador de sangue é necessário ser saudável, ter entre 16 a 69 anos de idade, pesar a partir de 50 quilos e no ato do cadastro apresentar documento oficial, com foto, válido em todo território nacional.

A coleta de sangue no Hemose funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17 horas. Mais informações sobre os serviços através dos telefones 79 3225 8000, 3225 8039 e 3259 3174.

 

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.