Aparte
Opinião - Pensar Sergipe com P maiúsculo

[*] Francisco Emanuel Silva Meneses Alves

Em 2021 a Alese divulgou um plano de desenvolvimento para o Estado de Sergipe. Tal iniciativa é importante, inclusive para motivar as discussões em torno de alternativas para a justiça social, o crescimento econômico e a preservação ambiental em no território sergipano.

No último mês de dezembro o Baixo São Francisco recebeu uma carga de água maior do que a de costume, o que causou grandes perdas aos rizicultores da região. Mas quais as condições de trabalho, de transporte de mercadorias e de produção desses trabalhadores, independentemente desses episódios trágicos causados pela elevação da vazão do Rio São Francisco? 

As extrações de petróleo de Carmopólis foram vendidas para um grupo espanhol. Como ficarão os empregos relacionados a essa atividade na região?

Há cerca de dez anos a Mosaic aventou explorar a Carnalita em Capela, mas acabou não efetivando tais investimentos. Na época, o Eia-Rima falava de diminuição de expectativa de vida de uma comunidade quilombola próxima da extração, contrapunha políticas compensatórias diante de tais possibilidades, mas o investimento não aconteceu.

Ainda no Leste Sergipano, a produção canavieira demanda boas estradas para o escoamento da produção. Em 2022 temos eleições e com elas a possibilidade de eleger representantes que tenham compromisso e identificação com as nossas regiões.

Um dos aspectos que o Plano de Desenvolvimento da Alese aponta é a necessidade de investir mais em educação, ciência e tecnologia com vistas a desenvolver o Estado. Temos a Fapitec, mas o Estado não realiza concurso para o magistério há praticamente 10 anos.

Temos a exploração do gás e a produção de energia eólica como dois pontos a nosso favor nos contextos regional e nacional, mas pra isso é preciso investir no preparo da mão de obra e na infraestrutura. Não podemos esquecer também da necessidade de incentivar o aproveitamento de energia solar.

Temos, portanto, a necessidade e a oportunidade de Pensar Sergipe com P maiúsculo, em vez de nos perdermos em picuinhas regionais. Precisamos retomar o rumo do crescimento e priorizar a justiça social através da geração de emprego, e renda, mas também do oferecimento de uma educação digna, para quem ensina e quem aprende.

Que neste 2022, votemos de olhos e ouvidos abertos para quem realmente conhece e trabalha pelos municípios do Estado de Sergipe.

[*] É cientista social, analista político, professor e membro da Academia Capelense de Letras e Artes.


Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.