Aparte
Fames quer posicionamento de parlamentares sobre a PEC que extingue municípios

José Gilton, de São Miguel do Aleixo: é preciso unir forças

Prefeitos dos municípios de Amparo do São Francisco, Cumbe, Canhoba, General Maynard, Itabi, Malhada dos Bois, Pedra Mole, São Miguel do Aleixo, Santa Rosa de Lima, Telha e São Francisco, além de outros prefeitos convidados, estarão reunidos, junto com deputados federais e senadores sergipanos, em uma mobilização realizada pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe – Fames - contra a PEC que extingue municípios com menos de 5 mil habitantes.

A reunião acontecerá nesta sexta-feira, 22, a partir das 9h, na sede da Federação, em Aracaju. A Fames se uniu aos gestores na luta contra a aprovação da PEC 188/2019, de autoria do Governo Federal, que tramita no Congresso Nacional.

O objetivo da Fames é o de expor as consequências negativas para os parlamentares, buscando o apoio deles contra a aprovação da proposta.

O presidente da Fames, Christiano Cavalcante, acredita que a aprovação dessa PEC acaba com os serviços prestados às comunidades, além das história, a cultura e a identidade da população em geral.

“Extinguir os municípios representa um retrocesso para o país. Não seria uma justa opção para tirar o Brasil da crise e diminuir os gastos econômicos, pois existem raízes, culturas e a construção de uma história”, disse Christiano Cavalcante.

O vice-prefeito de São Miguel do Aleixo, José Gilton da Costa Meneses, reforçou a ideia dos prejuízos. “Eles serão enormes, caso o nosso município seja extinto. Por isso vamos nos unir à Fames, à Confederação Nacional dos Municípios e cobrar uma posição firme dos nossos deputados e senadores contra a proposta. Isso jamais pode acontecer”, alerta José Gilton. A Fames fica na Rua Engenheiro Jorge de Oliveira Neto, 650 - Coroa do Meio, em Aracaju.