Aparte
Janier Mota: “Hospital e Maternidade Santa Isabel pede socorro”

Debora Leite e Janier Mota: mulheres comprometidas com o bem-estar da saúde

A deputada estadual Janier Mota, PSD, visitou na terça-feira, 10, o Hospital e Maternidade Santa Isabel e se reuniu com a médica Debora Leite, que assumiu em abril a Presidência da Associação Aracajuana de Beneficência - mantenedora da unidade de saúde centenária, que atua, principalmente, no cuidado materno-infantil.

Pediatra, neonatologista e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe, Debora Leite assume o Santa Isabel num dos momentos mais delicados da instituição - que chega a realizar por mês quase mil partos, sendo responsável por 41% dos bebês nascidos no Estado, de mães oriundas tanto da Grande Aracaju quanto de cidades do Interior.

Em diversos momentos recentes, funcionários da instituição se queixaram dos atrasos nos pagamentos dos salários e outros problemas.

Acompanhada da médica Genikele Alves, integrante da equipe do Santa Isabel, e do advogado Thiago Carvalho, ex-secretário de Educação do Município de Itabaianinha, que intermediaram a visita ao hospital, a deputada conversou com a presidente sobre a situação da instituição e percorreu várias alas de internamento - enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva - UTI’s -, tomando mais conhecimento sobre as necessidades da unidade.

AJUDA DE TODOS - “Eu me identifico demais com a área assistencial, com a saúde. Sofro muito ao ver um cidadão, uma unidade hospitalar sofrendo com desassistência. Por isso, me emocionei ao ver as crianças nos leitos de UTI e ao ver os olhos da presidente Débora cheio de lágrimas, quando nos despedimos na saída do hospital, após percorrermos várias alas”, disse Janier Mota.

“É uma grande e desafiante missão presidir esta casa de saúde filantrópica tão importante para o cuidado materno-infantil na rede SUS, que, infelizmente, enfrenta dificuldades e precisa da ajuda, da atenção das nossas autoridades. O Hospital e Maternidade Santa Isabel pede socorro”, completou Janier Mota.

A deputada se prontificou em ajudar o Santa Isabel e conclamou as autoridades a fazerem o mesmo. “Nós deputados estaduais, deputados federais, senadores, além de nossos governantes, podemos contribuir com pequenos ou grandes recursos, qualquer quantia é válida, que serão essenciais para a aquisição, por exemplo, de respiradores e para a implantação de mais enfermarias para os pacientes crônicos, desafogando, assim, as UTIs”, disse ela.

“O que depender de mim, como cidadã, deputada e presidente da Comissão de Saúde da Alese, irei ajudar. Inclusive, já sinalizei para Debora que irei destinar parte de minhas emendas parlamentares de 2023 para o hospital”, informou. A presidente do Santa Isabel agradeceu a visita de Janier Mota e afirmou que todo apoio é bem-vindo.

“Quando assumi a gestão, os obstetras estavam há meses sem receber salários, a folha de pagamento estava inchada. É uma situação difícil. Então, a deputada pode nos ajudar dando mais visibilidade a situação do hospital. Pedimos a todos que tenham um novo olhar para o Santa Isabel”, afirmou Debora Leite.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.