Aparte
Reportagem Especial aborda transparência com recursos usados por gestores durante pandemia 

Transparência é fundamental nas ações de combate à Covid-19

O Estado de Sergipe já investiu cerca de R$ 18 milhões no combate e tratamento da Covid-19. Os dados foram revelados pelo Estado e estão no Portal da Transparência voltado às ações da doença. O Estado, inclusive, foi considerado o 6º mais transparente do país em contratações durante a pandemia.

Já Aracaju ficou em 5º lugar entre as capitais brasileiras que obtiveram conceito “Bom” nas mesmas transações. O levantamento foi feito pela ONG Transparência Internacional e levou em conta os sites, as redes sociais e os portais de transparência dos governos de todos os 26 Estados e do Distrito Federal e de todas as 27 capitais.

Para além desses mecanismos, entidades também têm acompanhado a utilização dos recursos nesse período, como tem feito a Comissão de Controle Social dos Gastos Públicos e Combate à Corrupção da OAB/SE.

“De forma especial, a Comissão está atenta às contas públicas através dos Portais de Transferência e notícias veiculadas na imprensa, que dão conta dos recursos destinados ao combate da pandemia”, garante o advogado Luciano Vieira, presidente da Comissão.

A Federação dos Municípios de Sergipe - Fames - também tem realizado um trabalho de orientação junto às cidades sergipanas para incentivar ações que viabilizem essa necessária transparência. “O importante é que as verbas sejam destinadas para as áreas e pessoas que realmente precisam”, argumenta o presidente da entidade, Christiano Cavalcante.

A Reportagem Especial estará disponível aqui no Portal JLPolítica neste domingo, 24, a partir das 20h.