Aparte
Opinião - Ilma Fontes e sua resistência ao ordinário

[*] Francisco Diemerson

O ano era 2001 e em um de fim de tarde banal estava eu com alguns amigos bebendo vinho barato dos estudantes na Praça do Atheneu quando parou um jeep antigo e uma mulher de cabelos brancos desceu e nos entregou uns jornais diferentes. Depois descobri que ali era a jornalista Ilma Fontes, entregando o precioso “O Capital - Jornal de Resistência ao Ordinário”.

Naqueles traçados do destino, fui trabalhar no Conselho Estadual de Cultura e eis que na primeira reunião do plenário, onde eu iria ser apresentado como novo estagiário, eis que reconheço a cabeleira branca por baixo do boné: era um reencontro com Ilma Fontes. 

Desde aquele ano até agora Ilma foi parte de minha vida. Foi uma mentora, no entender dos movimentos culturais sergipanas. Me apresentou Mário Jorge, Newman Sucupira, Wagner Ribeiro, Araripe Coutinho. Me mostrou uma riqueza de histórias vividas, de livros lidos e imaginados, de uma série de projetos que ela sonhava e colocava em pé.

Nos encontramos várias vezes quando ela dirigia o Teatro Lourival Baptista, onde me falava do teatro sergipano e de seus desafetos carinhosos. Mensalmente, na primeira quinta, ela coordenava um encontro marcante no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa, integrando artistas plásticos, escultores, músicos, escritores, atores e uma imensidão de gente que ia aproveitar o coquetel e rever os amigos numa animada noite. 

Juntos, criamos a Casa do Poeta de Aracaju, promovendo encontros com estudantes de ensino médio no auditório da Escola do Legislativo, onde ela falava de suas paixões pelas artes, pela literatura, pela cultura. 

Era um show de alma profunda, que nos deixava provocados a produzir e a produzir mais. Vários sábados, após minhas aulas no cursinho pré-vestibular, passava em sua casa na Beira Mar sempre levando biscoitos amanteigados para seus pais, numa festa de abraços e histórias ricas de detalhes curiosos. 

Todos os meses a gente se encontrava para receber as novas edições do “O Capital - Jornal de Resistência ao Ordinário”, um verdadeiro painel das mais variadas ideias sobre arte, música, política, literatura, com os ácidos e certeiros editorias da própria Ilma e que fazia um panorama carinhoso e duro com os andamentos culturais de Sergipe.

Lembro da vez que ela me parou o trânsito no meio da Barão para me entregar um envelope de jornais dizendo “leve para seus alunos”. 

Quando fundamos a Academia de Letras de Aracaju, ela me ligou perguntando dez mil coisas e reclamando que ela não era careta para ser acadêmica. E desligou o telefone. No dia seguinte, me ligou de novo e disse: “olhe, Diemerson, eu vou mas se inventarem chatice eu caio fora”. 

E ela foi e fundou a cadeira com Mário Jorge como patrono e foi uma grande provocadora dos debates, das ideias, sempre presente nas atividades da Academia e muito firme nas cobranças, e sempre carinhosa, atenciosa.

Criei coragem e pedi que ela fizesse o prefácio do meu primeiro livro. Entreguei os originais e fiquei dias nervoso, aguardando sua ligação, sabendo que se ela não gostasse do material não iria escrever nada.

Ela me liga e manda ir em sua casa. Chegando lá, totalmente nervoso, ela me diz: “rapaz, você é corajoso. Adorei esses textos, mas acho que esse título é péssimo. Eu sugiro que mude para esse aqui”. E assim, direta e carinhosa, ela mudou o nome do livro, a ordem dos textos e me mandou um texto maravilhoso. 

Os cuidados médicos afastaram ela de nosso cotidiano e essa pandemia piorou tudo. Às vezes quando ela estava na porta de casa eu parava o carro e mandava beijos e ela sorria respondendo. Na última vez que nos falamos, ela estava preocupada com alguns projetos e mandando conselhos para a Academia. 

Ilma Fontes foi uma firme ativista da cultura sergipana, mas sua marca que fica mais evidente para mim é a da sua capacidade de apoiar o novo, de juntar jovens e provocar neles inspiração e resiliência, incentivando autores, poetas, artistas e jornalistas. 

A cultura sergipana fica mais pobre sem Ilma. Depois de uma luta dolorosa, ela agora descansa e nos deixa a missão de preservar e valorizar seu legado. E assim faremos. Obrigado, grande Ilma Fontes! 

[*] É professor e presidente da Academia de Letras de Aracaju e do Conselho Estadual de Cultura de Sergipe. 

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.