Aparte
Luciano Pimentel debate cenário do turismo e perspectivas para o pós-pandemia

Luciano Pimentel: foco nas questões turísticas

O setor turístico sempre ganhou destaque nas intervenções feitas pelo deputado estadual Luciano Pimentel – ele é da área. Nesta quarta-feira, 12, o parlamentar voltou a debater o assunto e fez questionamentos ao secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, que esteve na Assembleia Legislativa para falar sobre o cenário atual, a atuação da pasta durante a pandemia e as perspectivas para a área no pós-Covid.

“Tenho assistido a algumas lives sobre o segmento e em uma delas o presidente da CVC, Leonel Andrade, destacou que o processo de retomada do mercado se dará através do turismo de vizinhança. Sabemos que boa parte dos turistas que visitam Sergipe é oriunda da região Nordeste, especialmente da Bahia e de Alagoas. Esse é um fator que mostra a importância das ações promocionais desenvolvidas regionalmente, nacionalmente e também de forma interna. Para incentivar os sergipanos a viajarem pelo Estado", ressaltou Luciano Pimentel.

De acordo com o deputado Luciano, um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC - apontou que até o mês de abril o Brasil já havia perdido mais de R$ 62 bilhões em razão do impacto da pandemia no mercado turístico.

“Estamos falando de um setor bastante representativo para economia e que foi duramente afetado pelo novo coronavírus. Neste sentido, todo trabalho apresentado pelo secretário hoje é reflexo de uma preocupação do Governo do Estado com a recuperação do segmento. É tranquilizador observar que o turismo está sendo planejado com seriedade e profissionalismo”, frisou.

Na sequência, Luciano Pimentel perguntou como estão os encaminhamentos da Parceria Público-Privada – PPP - para a operação do Centro de Convenções e citou o lançamento da Azul Conecta, indagando se o Governo Estadual já fez contato com a Azul Linhas Aéreas para incluir Sergipe nesta nova proposta da companhia.

“Foi lançada ontem, dia 11, a Azul Conecta. Se trata de uma empresa de aviação regional que vai iniciar com 200 destinos. Gostaria de saber se já houve uma interlocução com a companhia para possibilitar que Sergipe faça parte das rotas traçadas pela Azul Conecta. Aproveito para sugerir a busca por voos para Ilhéus, Itabuna, Barreiras e Maceió”, disse ele.

Concluindo sua fala, o parlamentar enfatizou que a forte atuação do Governo Estadual no enfrentamento ao coronavírus tem resultado na queda dos índices de infecção e de óbitos por Covid-19. Fato que, de acordo com ele, gera uma imagem positiva para o Estado.

“O Jornal Nacional está mostrando constantemente os números da pandemia em todo país. Quando Sergipe aparece como um estado onde os casos estão caindo, naturalmente temos uma propaganda indireta para o turismo. As pessoas que assistem e desejam viajar, irão começar a olhar mais para nosso Estado. Elas irão procurar locais que estão trabalhando para controlar a pandemia e se preocupam com as normas de biossegurança", considerou Luciano Pimentel.

Respondendo aos questionamentos feitos pelo deputado, o secretário Sales Neto explicou que o Centro de Convenções está em andamento e que o Governo de Sergipe aguarda a apresentação de um estudo. “A empresa que está realizando o estudo ficou de apresentá-lo ainda essa semana para que possamos ter 30 dias para analisá-lo”, disse Sales.

“Com mais 30 dias, estaremos promovendo uma audiência pública para ouvir a opinião do trade turístico e da sociedade. Após isso, lançaremos a licitação e esperamos que, assim como foi sucesso a do Ceasa de Itabaiana, seja também a do Centro de Convenções”, completou.

Acerca da Azul Conecta, o secretário afirmou que o Governo e a empresa já estão conversando. “Estamos em contato sim. Inclusive, o voo de Aracaju para Maceió está bem conversado. Além disso, oferecemos possibilidades de outros voos regionais. Obviamente que a empresa tem seus critérios de análise, mas deixamos claro que as mesmas condições de liberação de ICMS de querosene até os valores estipulados pelo decreto estarão oferecidos também para esses novos voos”, salientou Sales Neto.