Aparte
Opinião – Mais protagonismo para o povo e menos promessas

[*] Vitor Deda 

O papo do momento é eleições de 2022, no qual vários nomes são citados como candidatos ao posto de novo líder de Sergipe. Nessa batalha, temos deputado federal, senador e prefeito.

Já informo ao leitor que todos são nomes qualificados e que o eleitor terá que analisar o mais atuante no seu exercício pelo bem do nosso Estado. 

Mandatos de senador, prefeito e governador são sempre almejados por todas as figuras políticas, mas também é o posto que exige muito protagonismo.

Nesses mandatos em nosso Estado já passaram figurantes que hoje, infelizmente, são esquecidos até porque não mostraram para o que vieram. Contudo, ultimamente isso vem mudando e só mostra como o eleitor sergipano tem sido exigente e atento. 

Em 2022, o eleitor irá escolher o novo governador, um deputado federal, um deputado estadual e um senador, além do maior chefe da nação brasileira, o presidente da República.

Entre todos esses, é essencial que o eleitor vote em nomes coerentes e não em nomes engraçados. Sergipe tem 2,3 milhões de habitantes - segundo o IBGE, em 27/09/2020 - e mais de 1,6 milhão de eleitores - segundo o TRE em 12/08/2020.

São números expressivos que dão maior responsabilidade aos postulantes dos mandatos eletivos. Por esses motivos, os eleitores não podem se contentar em ter apenas o básico.

Precisam exigir salário em dia e com o devido reajuste, impostos sendo bem aplicados de forma transparente e não cobrados de forma exorbitante, boa mobilidade, educação, segurança, saúde e cuidado com o meio ambiente.

Essas demandas não fazem dos políticos protagonistas, até porque isso é obrigação, porém quando esses serviços são bem ofertados fazem com que Sergipe seja sempre protagonista em qualidade de vida. 

Nunca morei em outro Estado, mas toda vez que viajo e vejo algo positivo, penso: “meu Estado precisa disso”. Sabe por quê? Porque como eleitor e cidadão sergipano quero o melhor para meu povo, sempre. E dessa mesma forma devemos pensar na hora de votar, perecendo o todo. 

No momento em que vivemos uma pandemia, ficaram escancaradas as qualidades e os defeitos dos gestores, e são em momentos como esses que devemos tirar nossas conclusões eleitorais.

O que o governador, o prefeito, os deputados e os senadores têm feito de fundamental para minimizar as consequências da crise dessa pandemia?

Melhor linha de pensamento é olhar para sua família e comunidade e observar o quanto de qualidade esses mandatos vêm agregando. Protagonismo para o povo e menos promessas.

[*] É bacharel em Direito, estudante de Jornalismo e Político.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.