JLCultura
Especial & Colaborações

Espaço dedicado ao compartilhamento de conteúdo literário, como de poesia, tanto publicada quanto inédita.

Egicyane Lisboa lança livro que homenageia personalidades culturais de Canindé de São Francisco
Compartilhar

Egicyane Lisboa: mais um lançamento

Nesta sexta-feira, 06 de maio, a jornalista e escritora Egicyane Lisboa lançou “Personalidades Culturais de Canindé de São Francisco”, quinto livro dela - o segundo com biografias e homenagens a personalidades da sua cidade Canindé de São Francisco. O lançamento foi realizado na Casa de Cultura e Arte Dona Givalda Fernandes, às 19h.  

A publicação foi contemplada pelo edital de premiação, nº 03/2021 José Ventura Lins (Zé Leobino, o Vaqueiro Nacional) de Canindé de São Francisco como forma de ação da Lei Aldir Blanc.

A obra homenageia 25 personalidades que contribuíram ou contribuem com a história cultural da cidade ribeirinha do São Francisco. O prefácio é feito pelo diretor de Cultura de Canindé de São Francisco, Emanoel Aleixo, a apresentação ficou sob responsabilidade do presidente da Academia Canindeense de Letras e Artes - Aclas -, Tinho Santana e sobre os homenageados quem escreveu foi Delfina Fernandes. A capa e a diagramação foram realizadas pelo designer gráfico Rubens Ferreira.  

RESUMO DA OBRA - “Personalidades Culturais de Canindé de São Francisco” é uma obra que apresenta um pouco da biografia e trajetória cultural de 25 nomes responsáveis por começar, dar continuidade ou perpetuar as mais diversas manifestações culturais canindeenses.

Canindé de São Francisco é uma cidade enraizada e forte culturalmente e este livro oportunizará as futuras gerações conhecer um pouco dos grandes nomes que marcaram e marcam a história cultural deste lugar e aos mais velhos uma oportunidade de viajarem aos tempos de outrora, relembrando as festas, os folguedos, as cores, as músicas e as danças.

SOBRE A AUTORA - Filha do casal Joaquim Antônio Tavares de Farias e Judite Lisboa Farias, Egicyane Lisboa é natural de São José da Tapera, Alagoas, e filha adotiva de Canindé do São Francisco. Ela nasceu no dia 2 de dezembro de 1987.

É pedagoga, jornalista, mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Sergipe e pós-graduada em Assessoria de Comunicação, Marketing Empresarial e Webjornalismo. É membro fundadora da Academia Canindeense de Letras e Artes, ocupando a cadeira 2, tendo como patrono o Bispo Dom Juvêncio de Britto.

Ela é autora dos livros “Unidos Pelo Amor, Abraçados Pela Fé” (2015); “Personalidades Políticas de Canindé de São Francisco” (2015), livro que foi publicado na Enciclopédia Bilíngue Literarte -Brasil/Itália um mês depois do seu lançamento; “Páginas, a vida em poesia”, (2021) e "Lilás, o Laço Borboleta", sua primeira obra Infantil inspirada na sua filha Laura Lamonier.

Egicyane Lisboa tem poemas publicados na Antologia Poética Prêmio Poesia Livre 2015 e do I ao VII Encontro de Escritores Canindeenses e Convidados; Cartas para Você; I Encontro Monte Alegrense de Escritores e Convidados; IV Encontro Sergipano de Escritores; I Antologia de Escritores Santanenses e Convidados; 1° Antologia Poética de de Sergipe; Literarte Celebra Sergipe; poesias do I ao V Na Antologia EGEl- Encontro de Escritores Glorienses e Leitores.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.