Politica & Mulher
OAB promove Conferência Estadual da Mulher Advogada

Adélia Pessoa: “OAB tem papel relevante na luta pela efetivação dos direitos fundamentais”

Entre hoje e amanhã, 24 e 25 de março, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe – OAB/SE –, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, realiza a II Conferência Estadual da Mulher Advogada, com o tema “Mulheres Advogadas: Superando Desafios”.

O evento acontece de forma virtual, com transmissão ao vivo através do canal da OAB no YouTube (www.youtube.com/oabse), e tem como objetivo levantar as discussões sobre a atuação da mulher na advocacia: seus desafios, suas dificuldades, os avanços e permanências.

Isso porque, de acordo com a presidente da CDDM, Adélia Moreira Pessoa, é preciso buscar estratégias para acelerar a participação das mulheres em posições de tomada de decisão, tanto em órgãos eletivos como de nomeação, até que seja alcançada uma representação equânime de mulheres e homens, em todos os espaços de poder, dentro e fora da OAB.

Para Adélia, a Ordem dos Advogados do Brasil tem papel relevante na luta pela efetivação dos direitos fundamentais, respeito às diversidades e eliminação de todas as formas de discriminação com vistas à promoção da equidade de gênero em suas interseccionalidades.

“O momento presente impõe que a OAB amplie a escuta das demandas das mulheres advogadas que representam mais da metade dos quadros da inscrição principal, na Seccional Sergipe, sendo maioria feminina expressiva até 25 anos. Assim, esta Conferência será um momento oportuno para fortalecer a advocacia feminina concretizando os ditames constitucionais do Estado Democrático de Direito”, afirma.

Durante o primeiro dia de Conferência, foi apresentada a Medalha Juçara Fernandes Leal de Mello, primeira comenda da OAB/SE com o nome de uma mulher, que foi recentemente criada pelo Conselho Seccional. Os homenageados com a honraria foram os familiares da professora Juçara Fernandes Leal de Mello e a conselheira federal e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Adélia Moreira Pessoa.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.