Politica & Mulher
Vereadora Ângela Melo homenageia Ilma Fontes

Professora Ângela: medalha reverência memória de Ilma Fontes 

A vereadora Ângela Melo, PT, protocolou um projeto de resolução a fim de criar a Medalha Poetisa Ilma Fontes. A ideia, segundo Ângela, é a de homenagear Ilma Fontes, que faleceu na última semana. 
 
De acordo com a proposta, a Medalha será uma homenagem anual concedida pela Câmara Municipal de Aracaju a artistas que tenham destacada atuação profissional, política ou social em variadas expressões artísticas, como música, poesia, dança, teatro, cinema, pintura, desenho, literatura, história em quadrinho, escultura, grafite e/ou fotografia.
 
A diversidade das linguagens artísticas tem relação direta com a contribuição de Ilma Fontes, protagonista em diversas iniciativas culturais, que teve a sua trajetória interrompida no último sábado, 03/04, vítima de um câncer de pele.
 
Pelo Projeto de Ângela Melo, a Medalha Poetisa Ilma Fontes deve ser concedida todos os anos no mês de março, preferencialmente no dia 17, por ocasião das comemorações do aniversário de Aracaju, sempre em Sessão Especial da Câmara destinada a essa finalidade.
 
Conforme a proposta, qualquer entidade pública ou privada ligada ao campo cultural e/ou qualquer vereador de Aracaju podem indicar artistas para recebimento da Medalha. As indicações serão dirigidas à Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara, que deliberará sobre os nomes apresentados.
 
O projeto prevê que cada artista homenageado/a receberá uma medalha cunhada em bronze (contendo na frente a efígie de Ilma Fontes com alusão ao seu nome, data de nascimento e falecimento; e no verso, o brasão do Município de Aracaju circulado com a inscrição Medalha Poetisa Ilma Fontes) e um certificado, com timbre do Poder Legislativo de Aracaju, identificando o nome completo do/a agraciado/a, a data de entrega e as assinaturas dos membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal.
 
Frisando a contribuição essencial de Ilma Fontes para a história cultural de Aracaju, Professora Ângela Melo pede o apoio dos colegas na votação da proposta. “É impossível falarmos sobre cultura em Aracaju e não falarmos de Ilma Fontes. Por isso, a Câmara deve aprovar a instituição da Medalha Poetisa Ilma Fontes como uma forma de reconhecer o seu papel para a nossa cidade”, disse Ângela.
 
A proposta de Ângela estabelece ainda que as despesas para a execução do Projeto de Resolução devem ser oriundas das dotações apropriadas consignadas no Orçamento do Município para o Poder Legislativo.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.