Politica & Mulher
Secretária Ana Cruz de Andrade, de Boquim, detalha ações contra Covid-19

Ana Cruz: “Estamos realizando esses trabalhos preventivos e de controle, principalmente com a aferição de temperatura”

A Prefeitura Municipal de Boquim, através da Secretaria de Saúde e Bem-Estar, que tem à frente a enfermeira Ana Cruz de Andrade, continua realizando as ações de combate ao novo coronavírus. Aos sábados, durante as feiras livres, onde podem ocorrer aglomerações de pessoas, diversas ações estão sendo realizadas, entre elas aferições de temperatura com termômetros infravermelho, higienização para os feirantes, distribuição de máscaras, além dos lavatórios e a distribuição de álcool em gel 70%.

As equipes ficam nas portas dos mercados da verdura, cereais, no talho de carne, e nas bancas realizando as ações sanitárias e de controle. As equipes compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde, profissionais do NASF, representantes do Conselho Municipal de Saúde, e a Vigilância Sanitária.

“Junto, realizamos centenas de aferições de temperaturas, tendo um controle de pessoas que possam estar com sintomas da Covid-19 e, em casos de pessoas com temperatura acima de 37,5 °C, direcionando ao atendimento adequado”, explica a secretária.

Os cuidados estão sendo intensificados, porque, segundo Ana Cruz Andrade, é normal que haja uma grande circulação de pessoas na feira livre, afinal é o local onde se adquire alimentos essenciais para o dia a dia. “Então, como forma de fiscalizarmos se as pessoas estão atendendo aos decretos municipais e estaduais, a lei de uso obrigatório da máscara, e de termos um controle da circulação de pessoas sintomáticas, estamos realizando esses trabalhos preventivos e de controle, principalmente com a aferição de temperatura”, ressalta.

Ana Cruz de Andrade já foi secretária Municipal de Saúde dos Municípios de Pedrinhas (1996 – 2000; Arauá (2001 – 2008) Pirambu (2014 – 2016) e está como secretária de Boquim desde 2017.