Politica & Mulher
Tanuza Oliveira

É jornalista desde 2010, com atuação em veículos impressos e assessorias de comunicação.

Deputada Diná Almeida: “2020 foi ano desafiador, mas não parei de trabalhar” 
Compartilhar

Diná Almeida fecha 2021 com sensação de dever cumprido e trabalho bem-feito

Iniciando o terceiro ano do primeiro mandato, a deputada estadual Diná Almeida, Podemos, faz uma análise das atividades de 2020, quando ela apresentou mais de 30 proposituras, entre Projetos de Lei, Indicações, Emendas e moções. Entre essas proposituras, a parlamentar destaca dois PL que foram aprovados na Casa e sancionados pelo governador: a Lei 8.745, que criou a Campanha Estadual de Prevenção e Combate ao Câncer de Ovário, e a Lei 8.778, que instituiu a Campanha Estadual de Prevenção ao Câncer Colorretal.

Mesmo assim, ela admite que a pandemia mudou, em parte, o foco do seu trabalho como parlamentar. “Legislei para mitigar os efeitos do coronavírus em nosso Estado. Focados diretamente no combate à Covid-19 e os seus efeitos, foram sete proposituras, entre Projetos de Lei e Indicações, como por exemplo o PL 111/2020, que torna prioridade a testagem de profissionais que atuam na linha de frente da pandemia e o PL 174/2020, que prorroga os prazos de vigência das licenças ambientais vencidas durante o período de isolamento social em 120 dias”, revela Diná.

O sentimento, segundo a deputada, é de dever cumprido, de um trabalho bem-feito. “Em 2020, pude realizar um sonho do povo da região centro-sul de Sergipe, que era ver a rodovia que liga Tobias Barreto a Riachão do Dantas totalmente reconstruída. Uma pauta que eu defendi desde meu primeiro dia como deputada, ainda em 2019 e que, depois de muitas reuniões, indicações e bastante trabalho, vemos o resultado: uma pista novinha, bem feita e que levou conforto e segurança para todos os que passam por ali”, destaca.

Mas a deputada tem consciência de que ainda há muito o que fazer. “A pandemia ainda não acabou e seus efeitos vão ser sentidos por algum tempo ainda. Sem falar nas outras questões, além da pandemia, que precisam ser vistas com cuidado em nosso Estado. Eu fecho 2020 com a sensação de dever cumprido e determinada para fazer ainda mais por Sergipe no ano que vem”, avalia.

Política & Mulher -  – 2020 foi um ano difícil em muitos aspectos, inclusive demandou bastante a atuação política. Qual o balanço que a senhora faz do seu mandato este ano?
Diná Almeida –
Foi um ano bastante desafiador. Desde os primeiros meses do ano enfrentamos diversas dificuldades e a pandemia mudou tudo aquilo que chamamos de normalidade. Tivemos de mudar nossa forma de viver, de trabalhar, de nos relacionar. Mesmo com tudo isso, meu trabalho não parou! Como representante do povo sergipano no Poder Legislativo é minha obrigação cuidar da população, fazer leis e fiscalizar o trabalho do Governo. Em 2020 foram mais de 30 proposituras de minha autoria, entre Projetos de Lei - PL -, Indicações, Emendas e moções. Entre essas proposituras destaco dois PL que foram aprovados na Casa e sancionados pelo governador: a Lei 8.745, que criou a Campanha Estadual De Prevenção E Combate Ao Câncer De Ovário, um problema que vem afetando cada vez mais mulheres e que agora receberá a devida atenção, e a Lei 8.778 que instituiu a Campanha Estadual De Prevenção Ao Câncer Colorretal.
 
Política & Mulher - A senhora apesentou projetos ou indicações voltados especificamente para a pandemia?
Diná Almeida –
Sim! A pandemia mudou, em parte, o foco do meu trabalho como parlamentar. Legislei para mitigar os efeitos do coronavírus em nosso Estado. Focados diretamente no combate à covid-19 e os seus efeitos foram sete proposituras, entre Projetos de Lei e Indicações, como por exemplo o PL 111/2020, que torna prioridade a testagem de profissionais que atuam na linha de frente da pandemia e o PL 174/2020, que prorroga os prazos de vigência das licenças ambientais vencidas durante o período de isolamento social em 120 dias.

Política & Mulher - Qual o sentimento da senhora ao concluir mais um ano de seu mandato?
Diná Almeida –
Em 2020 pude realizar um sonho do povo da região centro-sul de Sergipe que é ver a rodovia que liga Tobias Barreto a Riachão do Dantas totalmente reconstruída. Uma pauta que eu defendi desde meu primeiro dia como deputada, ainda em 2019 e que, depois de muitas reuniões, indicações e bastante trabalho, vemos o resultado: uma pista novinha, bem feita e que levou conforto e segurança para todos os que passam por ali. O sentimento que fica é de um trabalho bem feito, mas com a consciência de que ainda há muito que se fazer. Infelizmente a pandemia ainda não acabou e seus efeitos vão ser sentidos por algum tempo ainda e ainda há outras questões, além da pandemia, que precisam ser vistas com cuidado em nosso Estado. Eu fecho 2020 com a sensação de dever cumprido e determinada para fazer ainda mais por Sergipe no ano que vem.

Política & Mulher - E qual a expectativa da senhora para 2021, quando a senhora terá um adversário na Prefeitura de Tobias Barreto?
Diná Almeida –
2021 trará diversos desafios para todos nós e, como parlamentar, legislarei para que nosso Estado possa se recuperar e crescer, levando qualidade de vida para todos. Tenho uma atenção especial com Tobias Barreto e região pois é onde vivo, onde recebi mais votos e onde sinto na pele as necessidades do povo, mas todos sabem do meu comprometimento com o mandato que a população me deu e eu continuarei a honrá-lo. Por isso digo que minha expectativa para 2021 é continuar a fazer o que tenho feito desde o dia que fui eleita: trabalhar por Sergipe.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.

Auciliadora Varjão
Muito bom.