Politica & Mulher
Números que falam: a quantidade de mulheres continua incipiente

Fátima Bezerra: única mulher entre 26 homens-governadores

Obviamente, a ocupação dos espaços de poder pelas mulheres não pode ser medida exclusivamente pela quantidade delas nas Prefeituras, nos Governos e nas Assembleias da vida. A qualidade conta muito também.

Mas é fato que os números falam por si. Senão, vejamos: na Câmara Municipal de Aracaju, duas vereadoras foram eleitas para a atual legislatura - Emília Corrêa, Patriota, e Kitty Lima, Rede. Mas com a ida de Kitty para a Alese, restou apenas Emília. 

O contrário ocorreu na Alese, que terá a presença de seis deputadas estaduais, duas a mais que na última legislatura. Mesmo assim, esse número representa apenas 25% das vagas, enquanto as mulheres representam quase 53% do eleitorado sergipano. É, portanto, no mínimo, desproporcional. E há motivação e contexto cultural, social e histórico para isso.

Para se ter ideia, na última eleição, apenas uma mulher foi eleita para o Executivo Estadual em todo o país. Será uma governadora entre 26 governadores de Estado pelos próximos quatro anos, em tese. Trata-se da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, PT.

Fátima tem 63 anos, é pedagoga e chega ao governo do Rio Grande do Norte após passar por dois mandatos como deputada estadual, três como deputada federal e um mandato como senadora. É filiada ao Partido dos Trabalhadores desde 1981 e, durante a campanha, ajudou a impulsionar Fernando Haddad, que liderou no Estado.

Com Fátima, a liderança feminina nos Estados se manteve - nas eleições de 2014, a ex-governadora de Roraima, Suely Campos, foi a única candidata mulher eleita no País. Porém, em 2018, ela foi derrotada na tentativa de reeleição. Sete senadoras foram eleitas, repetindo o número da última eleição geral de quatro anos atrás.

Então, o fato é que a participação feminina na política ainda é ínfima, sem representatividade “real”, mesmo em tempos como os de hoje, quando empoderamento feminino é tema discutido em qualquer barzinho na Atalaia. Por isso, bendita seja Fátima entre os homens.