Aparte
Jozailto Lima

É jornalista há 40 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração / Tatianne Melo.

Mulheres de classe: Contabilidade está sob comando feminino
Compartilhar

Salete Barreto é a segunda mulher a presidir o Conselho Regional de Contabilidade

Em 75 anos de história, Salete Barreto é a segunda mulher a presidir o Conselho Regional de Contabilidade – CRC – de Sergipe, também conhecido como a casa do contador no Estado. Além dela, só ocupou o cargo a ex-presidente Ângela Dantas, que esteve à frente do Conselho por quatro anos anos, de 2014 a 2017.

Para Salete, o fato a deixa extremamente feliz, honrada e focada em fazer com que cada vez mais mulheres possam estar em cargos de liderança no Estado e na própria Contabilidade. “Hoje temos muitas mulheres em cargos de liderança e isso é de uma importância imensa”, diz ela. 

Atualmente, em Sergipe, há quase uma paridade em quantidade de profissionais registrados: são, em média, 48% mulheres. Dessa forma, segundo Salete, prioridade é fazer uma gestão para todos, atendendo às necessidades de toda a classe contábil sergipana, para que todos possam participar ativamente do Conselho, mas com um olhar atento e diferenciado para as profissionais.

“Isso em todos os setores e também por meio da comissão do Conselho Federal/ Regional Mulher, que busca desenvolver as lideranças femininas nas empresas, nas entidades e no ambiente de negócios”, ressalta.

Isso porque, segundo Salete, há a consciência de que para as mulheres ocuparem espaços precisam fazer um longo percurso. “Mas estaremos sempre juntas, com força e propósito, em busca do crescimento e reconhecimento da classe e das nossas profissionais na sociedade, fazendo tudo que for necessário para o nosso Conselho e para uma gestão exitosa”, garante. A gestão de Salete Barreto será de 2022 a 2023.

Erenita Sousa presidirá a Academia Sergipana de Ciências Contábeis

Já a Academia Sergipana de Ciências Contábeis também terá, a partir da próxima sexta-feira, dia 18, uma mulher na Presidência. Trata-se de Erenita Sousa, que atua na área desde 1990 e tomará posse de seu 3º mandato - está na Presidência desde 2018. 

Antes dela, era justamente Salete Barreto quem presidia a entidade. “Essa ocupação de espaços é muito importante. A classe contábil expandiu muito para o feminino, pois com o empoderamento as mulheres têm buscado muitas áreas de gestão. E, em Sergipe, o sistema contábil está sendo comandado por elas”, afirma Erenita.

Ela classifica esse novo cenário como significativo e emblemático, já que num passado bem recente o contexto era oposto. “Tínhamos os homens na linha de frente e as mulheres obedecendo. Hoje, na minha atual gestão, embora sejam 10 homens e 3 mulheres, uma delas está no comando”, compara.

Erenita atua como gestora, consultora e faz um trabalho de performance há mais de 10 anos, quando implantou em Sergipe a metodologia do coach, tanto nas empresas quanto na área educacional. 

“Essa área trata muito de mudança cognitiva e comportamental, nesse contexto ficou mais fácil para as mulheres perceberem que as crenças eram limitantes e poderiam ser quebradas, então venho trabalhando nessa linha de gestão e tenho desenvolvido muitas mulheres, inclusive dentro da Contabilidade”, celebra. 

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.