Politica & Mulher
Tanuza Oliveira

Jornalista desde 2010, com formação pela Unit e atuação em veículos impressos e em assessorias de comunicação em Sergipe. É repórter Especial do JLPolítica desde 2017.

Progressistas prepara pré-candidatas: “temos muito para avançar”, diz coordenadora
Compartilhar

PP já iniciou a preparação das mulheres que devem representar a sigla nas próximas eleições

Nessa busca coletiva, o Progressistas apesentará seis pré-candidatas majoritárias, ou seja, ao mandato de prefeita - Alessandra Brito, em Malhada dos Bois; Djinha Beltrão, em Brejo Grande; Clara Rolemberg, em Divina Pastora; Carminha Mendonça, em Itabaiana; Marly, em Neópolis – e algo em torno de 240 mulheres nas proporcionais, para o mandato de vereadora.

 “Vejo isso com muito otimismo. É preciso lembrar que temos menos de 90 anos do voto feminino. Temos grandes representantes, porém somos 56% do eleitorado, então temos muito para avançar e certamente estamos caminhando nesse sentido”, acredita Glória.

 Ela ressalta, porém, que são muitos os obstáculos que as mulheres enfrentam em uma política dominada pelos homens. “Então, é fundamental que a sociedade também dê visibilidade para a mulher na política, pleiteando por nossos direitos e adquirindo cada vez mais conquistas. É gratificante ver esta mudança e fazer parte dela”, analisa.

O partido tem uma prefeita em mandato, Marinez Silva, mais conhecida como Nena, em Monte Alegre. “Estamos trabalhando para que tenhamos mais”, avisa. O presidente do Diretório estadual é o empresário Fernando Carvalho, que, junto ao deputado federal Laércio Oliveira, comanda o partido. “Ressalto aqui o incondicional apoio de ambos no fortalecimento da mulher dentro da nossa sigla”, comenta Glória.



Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

O Partido Progressistas - PP - já iniciou a preparação das mulheres que devem representar a sigla nas próximas eleições, quando serão eleitos vereadores, vices e prefeitos. O partido realizou, na última semana, umencontro com essas mulheres, a fim de fortalecer a candidatura delas, trocar experiências e aprendizado.

 “Tudo o que pretendemos colocar em prática quando a justiça eleitoral permitir. O Partido Progressistas tem sido um grande incentivador da participação efetiva das mulheres nas políticas públicas”, assegura Glória Sena, coordenadora estadual do Mulheres Progressistas. Formada em gestão de pessoas/RH, ela atua há alguns anos na vida pública, inclusive foi secretária-adjunta da Assistência social na Barra dos Coqueiros, onde foi candidata dois pleitos eleitorais.

Segundo Glória, em virtude da pandemia, a orientação é de evitar aglomerações e respeitar os decretos municipal e estadual. “Mas estamos nos reunindo na capital e no interior para que possamos nos fortalecer de maneira organizada. No último encontro, foram 15 mulheres, todas pré candidatas em Aracaju”, afirma.

Glória Sena revela que, nesses encontros, elas têm buscado esclarecer dúvidas, discutir acerca dos cursos de capacitação que o partido tem promovido e, claro, a definição de estratégias para que possam buscar, juntas, a ocupação de espaços. “É preciso fazer com a que nossa voz chegue e cative mais mulheres que como nós pleiteiam o seu lugar na política, e a enxerguem como ferramenta de transformação”, argumenta a coordenadora.



Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

   
Glória Sena: PP é incentivador da participação efetiva das mulheres nas políticas públicas