Politica & Negócios
Maria Tereza Andrade

É jornalista graduada desde 1995 e tem experiência em veículos de mídia em Sergipe e no Brasil.

Gabriel Leite, do Reload Sergipe, garante: “Negócios têm total conexão com marketing digital”
Compartilhar

Gabriel Leite aponta estratégias digitais para envolver as pessoas em torno do negócio

Nesta sexta-feira, 8, Aracaju sediará o Reload Sergipe, que tem como objetivo central debater e motivar os pequenos negócios a usar o marketing digital. O evento prosseguirá até sábado, 9,  no Hotel Comfort, e é realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Sergipe - Sebrae/SE.

Nesses dois dias, o seminário reunirá especialistas nacionais e locais para debater temas do universo do marketing digital - o uso da tecnologia para a comercialização de produtos e serviços, a promoção de marca e o relacionamento com os diversos públicos. Também serão apresentados cases de sucesso e tendências.

Um dos palestrantes no evento é o professor e publicitário Gabriel Leite, responsável pela criação de uma das primeiras agências de mídias sociais do Brasil, a Mentes Digitais. Pós-graduado em marketing digital, esse sergipano que aportou há quatro anos em Santa Catarina é também co-founder na Feedz - plataforma de engajamento de colaboradores. 

Para a Coluna Política & Negócios, Gabriel antecipou um pouco do debate sobre a importância das novas tecnologias para o ambiente de negócios - temática central do Reload Sergipe. Confira. 

Política & Negócios - Qual a importância do marketing digital para o ambiente de negócios?
Gabriel Leite - 
Importantíssimo, porque negócios têm total conexão com o marketing, e o marketing digital é uma derivação disso. Então, para qualquer negócio acontecer é preciso ter marketing – marketing tem a ver com atração, retenção, aquisição. Tudo isso faze parte dessa comunicação estratégica para gerar negócios - e marketing digital são estratégias digitais para conquistar, fidelizar, envolver as pessoas em torno de qualquer negócio. 

Política & Negócios – Ainda mais nesse processo de transformações dos modelos sociais. 
GL -
É indispensável, num mundo cada vez mais digital, em meio a essa transformação da velha para nova economia, onde tudo acontece através dos meios digitais - não necessariamente entrar no site, no facebook de uma empresa, mas tudo está conectado - que sua marca esteja no meio dessa jornada.  O marketing digital consegue estar presente no ambiente de negócios neste sentido: para gerar cada vez mais negócios, impulsionar marcas. 

Política & Negócios - As ferramentas da mídia digital hoje determinam o sucesso de um negócio, ou é uma afirmação muito simplista diante da complexidade do mundo dos negócios?
GL -
As ferramentas de mídia digital não determinam o sucesso, e sim um pensamento estratégico em relação ao entendimento sobre o cliente.  Quanto mais você entende sobre o cliente, melhor será sua estratégia, mais assertivos serão os resultados. Ter um pensamento estratégico de planejar ação, de testar hipóteses, de validar situação, investir onde está dando mais resultado, faz diferença. Baseado em todas essas informações é que é possível utilizar as ferramentas digitais para atingir o cliente da melhor forma. Obviamente que ter conhecimento sobre essas ferramentas vai ajudar a ter um melhor desempenho. Mas ter apenas o domínio dessas ferramentas não vai garantir o sucesso – o que determina o sucesso é o conhecimento sobre o cliente. 

Política & Negócios - Como o uso da tecnologia pode ser um aliado para a comercialização de produtos e serviços?
GL -
A tecnologia é uma aliada, sem dúvida, na comercialização, porque se consegue dar alcance à mensagem, à comunição, ao produto, ao serviço. E com um investimento muitas vezes menor do que com uma estrutura física. É importante ressaltar que o investimento tende a ser menor, porém não é pouco. 

Política & Negócios - Há uma visão equivocada nesse aspecto? 
GL -
Muita gente confunde: vou investir em digital, em tecnologia, porque é muito mais barato. Não é. É apenas um pouco mais barato, devido à escalabilidade que a tecnologia proporciona. Por exemplo:  você faz um evento que vai impactar 130 pessoas, mas se tiver a tecnologia envolvida, se as pessoas divulgarem, vai atingir muito mais. Se estiver on line, muito mais ainda. Então, a tecnologia é uma aliada na comercialização de produtos e serviços. 

Política & Negócios - Qual a expectativa para o seminário? 
GL
- A expectativa é grande. É uma iniciativa sensacional que o Sebrae está proporcionando para todo o Brasil, especialmente para Sergipe, que, pelo que estou vendo, tem uma das melhores programações. São pessoas capacitadas, que realmente entendem, já erraram, aprenderem e vão contar suas experiência. Eu, particularmente, estou bastante ansioso para falar com as pessoas da minha cidade, já que estou há quatro anos morando em Florianópolis. 

Política & Negócios – Um retorno numa proposta bem interessante. 
GL -
Esta é uma proposta que deve ser valorizada, incentivada, estimulada, para que surjam cada vez mais eventos como esses em Sergipe. Espero contribuir para fazer com que o menor Estado do país seja, cada vez mais, o maior Estado em inovação e em conhecimento sobre o universo digital. 

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.