Politica & Negócios
Dica Emporium Jardins: qual o queijo ideal para acompanhar seu vinho preferido?

A partir desta semana, a Coluna Política & Negócios reserva um espaço para dicas goumert em parceria com o Emporium Jardins. Para começar a série de sugestões, optamos pelo vinho e seu mais tradicional acompanhante, o queijo. Você sabe, por exemplo, que queijos moles brancos pedem vinhos mais leves e de corpo médio? E quais as proporções ideiais para montar uma tábua de queijos e frios?

Estas e outras sugestões do Emporium Jardins você acompanha aqui. Aproveite. 

Queijos duros + vinho Bourdeaux, Chianti, Merlot, Cabernet Sauvignon

De sabor complexo e forte, os queijos duros combinam bem com os vinhos tintos encorpados e com taninos marcantes. Além dos vinhos franceses da região de Bourdeaux ou do Vale do Rhône, você pode apostar no estilo italiano Chianti ou até no Cabernet Sauvignon, Syrah ou Merlot.

Queijos moles brancos + espumante

O sal moderado do queijo entra em confronto com a efervescência do espumante, o que confere equilíbrio a acidez da bebida. Por serem queijos cremosos com certo teor de gordura, pedem vinhos mais leves e de corpo médio. Então, além dos espumantes e da original champagne, você pode escolher um vinho branco Chardonnay.

Queijos azuis + vinho Riesling

Para balancear a consistência cremosa e macia; porém, de sabor forte dos queijos azuis como Gorgonzola e Roquefort, o recomendado são vinhos adocicados e leves. O Riesling é uma boa opção, assim como os vinhos do Porto, a exemplo do Tawny, ou até mesmo um espumante.

Queijos frescos + Sauvignon Blanc

De sabor delicado e aroma discreto, os queijos frescos harmonizam com vinhos brancos leves, frutados e refrescantes, como o Sauvignon Blanc, os quais apresentam acidez elevada que equilibra a acidez dos queijos. Outras possíveis combinações são com o vinho Muscat ou espumantes.

Tipos de queijos

Queijos frescos: ricota, cottage, mussarela de búfala, mascarpone e queijo de cabra são alguns dos exemplares.

Queijos moles brancos: como o Brie e o Camembert.

Queijos semi-moles: a exemplo do Edam, Asiago e Taleggio.

Queijos azuis: dentre os mais conhecidos, o Gorgonzola e o Roquefort.

Queijos duros: Gouda, Provolone, Parmesão, Grana Padano, Estepe, Gryuère, Emental, entre outros.

Proporções para montar uma tábua de queijos e frios (para cada pessoa):

½ garrafa de vinho

250 gramas de queijos e frios

150 gramas de pães e afins (geleias, patês, antepastos etc.).

Gostou? Próxima semana tem mais. Lembrando que toda quinta-feira é dia de vinho e queijo no Emporium Jardins. Imperdível!

Foto: Divulgação 

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.