Politica & Negócios
Maria Tereza Andrade

Maria Tereza Andrade é jornalista, graduada pela Unit em 1995, com experiência em veículos de comunicação em Sergipe e no Brasil. 

Luciano Pimentel afirma que MP 995 promove enfraquecimento da Caixa Econômica
Compartilhar

Luciano Pimentel: Caixa trabalha para minimizar desigualdade e promover inclusão social

Com mais de 30 anos de atuação no setor bancário, o deputado estadual Luciano Pimentel afirmou nesta quinta-feira, 20, durante a sessão da Assembleia Legislativa, que a Medida Provisória - MP - 995/2020, referente à reorganização societária e desinvestimentos da Caixa Econômica e de suas subsidiárias, cria uma dificuldade futura para a instituição financeira e promove o enfraquecimento de um banco com uma grande história de contribuição social.

"O maior banco de políticas públicas no Brasil é a Caixa Econômica. Uma instituição que, diante da diversidade do nosso país e da desigualdade tão presente em nossa sociedade, assumiu o compromisso de assegurar que os benefícios oriundos de programas sociais possam chegar a todos os cantos do Brasil. Contemplando, inclusive, a população das regiões mais distantes dos país", destaca Luciano Pimentel.

De acordo com o parlamentar, ao autorizar o Governo Federal a agir de forma independente do Congresso Nacional, a MP é danosa para Caixa e, a longo prazo, pode trazer prejuízos para toda sociedade. "Sabemos que essas empresas subsidiárias da Caixa são significativas para o banco do ponto de vista econômico, pois refletem na rentabilidade da instituição. Rentabilidade essa que se reverte na execução das políticas públicas colocadas à disposição da população".

Ao solicitar apoio dos colegas de parlamento na luta contra a MP, Luciano Pimentel ressaltou que já encontrou em contato com a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais - Unale - para pedir que a entidade também se manifeste em relação ao tema. "A Unale é bastante representativa e reúne parlamentares de todo país. Por isso, fiz questão estabelecer esse diálogo e buscar a inserção da entidade na luta dos funcionários da Caixa. Uma luta que, acima de tudo, é de preservação dessa instituição financeira tão relevante para o crescimento do Brasil", destaca. 

 "Fui funcionário da Caixa, onde ocupei diversos cargos e finalizei minha carreira como superintendente regional. Eu pude conhecer profundamente a instituição e os benefícios que ela traz para sociedade brasileira. É um banco que trabalha para minimizar a desigualdade, promovendo inclusão social através da execução de políticas públicas ", diz Luciano Pimentel.

O parlamentar complementa: "Em nosso país, ainda vamos levar muitas gerações para que um organismo como Caixa possa ser considerado dispensável. Estamos falando do banco da habitação, de uma instituição que impulsiona o desenvolvimento dos estados e municípios com a oferta de crédito para operações de saneamento e infraestrutura. É por tudo isso que, novamente, peço o apoio de todos os colegas contra essa MP. Uma medida que promove o enfraquecimento da Caixa.  E a Caixa não pode ser enfraquecida jamais. Ela precisa continuar prestando a sua contribuição para sociedade, da forma mesma que tem feito a longo de sua história."

Foto: Edu Almeida