Politica & Negócios
Maria Tereza Andrade

É jornalista graduada desde 1995 e tem experiência em veículos de mídia em Sergipe e no Brasil.

Sergipe terá reabertura gradual do comércio a partir desta sexta; decisão sobre shoppings sairá até terça
Compartilhar

Belivaldo Chagas: flexibilização é possível por causa da abertura de novos leitos de UTI e estabilidade na ocupação desses leitos

O governador Belivaldo Chagas anunciou, nessa quinta-feira, 30, duarante entrevista à imprensa, os novos critérios do plano de retomada gradual das atividades econômicas em Sergipe. A partir desta sexta-feira, 31, está autorizada a abertura de serviços reenquadrados como essenciais: fisioterapia, odontologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, fonoaudiologia e podologia;.

Também está permitido o funcionamento de escritórios de prestadores de serviços e serviços em geral (publicidade, agências de viagem etc); operadores turísticos e atividades de treinamento de desporto profissional; lojas de calçados, confecções e utensílios.

Já atividades religiosas, de qualquer credo ou rito, estão autorizadas a funcionar com apenas com 30% de sua capacidade e às terças-feiras, quintas-feiras, sábados e domingos, em todo o Estado, desde que seja seguido o protocolo sanitário.

Segundo o governador Belivaldo Chagas, o início do Plano de Retomada da Economia em Sergipe é representado pela bandeira Laranja. Todas as decisões foram tomadas após reuniões com Comitê de Retomada Econômica - Cogere - e o Comitê Gestor de Emergência - CGE..

Ainda na atual fase (Laranja), terão permissão de reabertura: lojas de cosmético, livraria, comércios de artigos de escritórios e papelaria. Salões de beleza, barbearias e de higiene pessoal também estão autorizados a funcionar (todos os dias).

"Há uma grande preocupação na relação da abertura ou não dos shoppings. O Governo se reuniu essa semana e ouvimos as propostas. Estamos avaliando e assumimos um compromisso dentro do comitê, de que até a próxima terça-feira, a gente vai se reunir para deliberar sobre a abertura dos shoppings. Isso não foi feito hoje porque nós estamos avaliando as propostas que foram entregues ao Governo", pontuou o governador.

A média móvel do Índice de Capacidade Utilizada dos Leitos Covid-19 é o principal indicador para a progressão do plano de retomada em Sergipe. No novo modelo, apresentado pelo Governo do Estado, para passar de fase é necessário que a média móvel do Índice de Capacidade Utilizada dos Leitos Covid-19 na data de avaliação esteja estável ou em queda, havendo a margem de tolerância em 15% para mais e para menos. A duração mínima de cada fase é de 14 dias.

Belivaldo Chagas pontuou que a flexibilização é possível por causa da abertura de novos leitos tanto de Unidade de Terapia Intensiva, quanto de enfermaria, somada à estabilidade na ocupação desses leitos.

“Nós avançamos, chegamos a 209 leitos de UTI exclusivos para tratar pacientes com Covid-19, com capacidade de chegarmos a 236 leitos. Não chegamos ainda pela dificuldade de recursos humanos. Temos equipamentos, temos a estrutura física, mas temos a dificuldade de contratar profissionais. Estamos na expectativa de ampliarmos um pouco mais, até que a gente saia dessa zona, até certo ponto, confortável de estabilidade e tenhamos, portanto, um decréscimo na ocupação de leitos de UTI, o que já está acontecendo”, disse o governador.

Veja aqui a Resolução 03/2020 com as medidas anunciadas pelo governador.

Fonte: ASN

Foto: Arthuro Paganine 

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.