Informe Publicitário
Por PMA | 07 de Fev de 2022, 17h27
Aracaju implementa ações coordenadas para combater surto de gripe
Compartilhar
Aracaju implementa ações coordenadas para combater surto de gripe

Centro de Atendimento a Síndrome Gripal, na Coroa do Meio, foi inaugurado em 26 de janeiro

A inauguração do Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal, localizado na Coroa do Meio, no último dia 26 de janeiro, é uma das muitas ações implementadas pela Prefeitura de Aracaju para combater o surto de gripe, que tem demandado da Secretaria Municipal da Saúde - SMS - a adoção de ações rápidas e efetivas para garantir o atendimento dos infectados e conter o índice de contágio.

A primeira medida tomada com a identificação do surto de gripe na capital, que provocou atenção por causa da circulação da variante H3N2, foi a elaboração do Plano de Contingência de Enfrentamento à Síndrome Gripal, anunciado no dia 21 de dezembro. A elaboração prévia do plano, quando Aracaju ainda apresentava um índice de baixa transmissibilidade, foi fundamental para direcionar as ações coordenadas que estão sendo desenvolvidas para combater o avanço das síndromes gripais.

Waneska Barboza, secretária da Saúde de Aracaju, comenta que o surto de gripe aumentou de forma significativa a demanda por atendimentos nas unidades de saúde do município. “Somente em janeiro, realizamos 21 mil atendimentos de pessoas com síndromes gripais na nossa rede. E o acolhimento de todos esses pacientes só foi possível graças às ações que foram planejadas e implementadas a partir do Plano de Contingência”, enfatiza.

Aracaju implementa ações coordenadas para combater surto de gripeWaneska Barboza: acolhimento de todos os pacientes só foi possível graças às ações planejadas (Foto: André Moreira)

Ainda segundo a secretária, o surto de gripe está acontecendo quando a pandemia da Covid-19 ainda está em andamento, o que aumenta ainda mais os desafios para a saúde pública da capital, exigindo planejamento e a execução de medidas céleres.

AÇÕES EFETIVAS - Além da inauguração do gripário, as medidas para conter o surto de gripe englobam o reordenamento do atendimento para casos suspeitos. As 45 Unidades Básicas de Saúde - UBSs - de Aracaju estão aptas para fazer a triagem inicial dos pacientes com sintomas gripais. Para atender a alta demanda, algumas UBSs estão funcionado em esquema de plantão durante os finais de semana para atender casos específicos de síndromes gripais.

Aracaju implementa ações coordenadas para combater surto de gripeMedidas para conter o surto de gripe englobam o reordenamento do atendimento para casos suspeitos

“Os pacientes que apresentarem sintomas leves devem procurar a UBS mais próxima e passar pela triagem, evitando a sobrecarga nas urgências dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva, onde são feitos os atendimentos de casos mais graves”, orienta Waneska.

Para que a população possa acompanhar o fluxo do atendimento das síndromes gripais, a Prefeitura lançou o portal filometro.aracaju.se.gov.br, informando a movimentação em cada unidade de saúde, que pode ser classificada em quatro categorias: sem fila, ou com pouca fila, moderada e intensa. Acessando o Filômetro, é possível identificar as unidades com menor movimentação, garantindo o atendimento com maior agilidade e evitando aglomeração.

Aracaju implementa ações coordenadas para combater surto de gripePara atender a alta demanda, algumas UBSs estão funcionado em esquema de plantão durante os finais de semana

TESTAGEM - Somadas às estratégias de logística e atendimento à população, a SMS aumentou a testagem para detecção da Covid, garantindo um diagnóstico mais preciso das síndromes gripais. Das 45 UBSs, 30 estão realizando testagem em pacientes sintomáticos.

Diante do aumento do número de casos de pessoas com sintomas gripais na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju modificou a estratégia de testagem do programa TestAju. Desde o dia 2, apenas pessoas com sintomas poderão realizar o teste para detecção da Covid-19 a partir deste serviço, o qual passou a ser disponibilizado em local fixo, na praça Fausto Cardoso, no Centro.

Aracaju implementa ações coordenadas para combater surto de gripeSecretaria de Saúde aumentou a testagem para detecção da Covid (Foto: Marcelle Cristinne)

Além da testagem, a Prefeitura mantém ativo o MonitorAju, que funciona como uma central de atendimento. Através do 0800 729 3534, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, os usuários podem tirar dúvidas sobre tratamentos e fluxos nas unidades que atendem pessoas com sintomas gripais.

Fonte: PMA

Fotos: Ascom SMS

Aracaju implementa ações coordenadas para combater surto de gripePara que a população possa acompanhar o fluxo do atendimento, Prefeitura lançou o portal Filômetro (Foto: Ana Lícia Menezes)
Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.