Informe Publicitário
Por PMA | 14 de Jun de 2021, 14h49
Confira como se cadastrar na plataforma VacinAju
Campanha de vacinação contra Covid-19 tem avançado em Aracaju
Compartilhar
Confira como se cadastrar na plataforma VacinAju

Prefeitura de Aracaju otimiza a logística para acelerar a imunização da população

A campanha de vacinação contra Covid-19 tem avançado em Aracaju e, à medida que novas doses chegam à capital sergipana, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde - SMS -, otimiza a logística para acelerar a imunização da população. No entanto, em alguns casos, para ter acesso ao imunizante, é necessário realizar o cadastro no portal VacinAju, plataforma criada para facilitar o processo e evitar fraudes.

Para os trabalhadores da Educação, do transporte público e profissionais das forças de segurança e salvamento, o cadastro no VacinAju é obrigatório. Nestes casos, é necessário enviar documento de identificação, comprovante de residência e comprovante de vínculo profissional, que pode ser o contracheque ou foto da carteira de trabalho.

Se tratando dos profissionais de saúde, o município de Aracaju já ultrapassou a meta de vacinação dos profissionais de saúde. Por isso, o Ministério da Saúde não encaminha mais doses para esse grupo e, portanto, o cadastro no VacinAju para essa categoria foi suspenso.

Para as pessoas com comorbidades e deficiência permanente, o cadastro é opcional e depende do local onde o cidadão será imunizado. Quem optar por se vacinar no sistema drive-thru, no Parque da Sementeira, precisa se cadastrar no VacinAju, enviando o relatório médico que comprove a comorbidade. Já para quem for ser imunizado nas Unidades Básicas de Saúde - UBSs - não precisa efetuar o cadastro, basta apresentar a comprovação médica presencialmente no momento da vacinação.

Confira como se cadastrar na plataforma VacinAjuPrefeitura de Aracaju já iniciou a vacinação de aracajuanos com 48+, de forma escalonada

Após o cadastro no VacinAju, é necessário aguardar a validação dos dados, geralmente em até 72h, e a emissão de um código, que deve ser apresentado, impresso ou no celular, no dia da imunização. A aprovação do cadastro não implica na geração automática do código, que depende da disponibilidade de doses da vacina.

Atualmente, além das categorias que já faziam parte do cronograma, a Prefeitura iniciou a vacinação de aracajuanos com 48+, de forma escalonada. Para esse público, segue a regra: o cadastro no VacinAju é obrigatório apenas para quem for imunizado no drive-thru da Sementeira, sendo desnecessário para quem for se vacinar nos outros pontos.

COMO SE CADASTRAR 

1º - Para se cadastrar no VacinAju é preciso acessar o site https://aracajusms.voipy.com.br/sisvacinacao ou clicar no banner “Cadastro para Vacina”, situado no parte superior do Portal da Prefeitura e, depois, novamente em “Cadastro para Vacina”. O cadastro pode ser realizado através de computadores ou dispositivos móveis, conectados à internet.
 

Confira como se cadastrar na plataforma VacinAjuEm alguns casos, para ter acesso ao imunizante, é necessário realizar o cadastro no portal VacinAju

2º - Na tela inicial da plataforma, os usuários que vão efetuar seu cadastro precisam clicar em “Ir para o formulário”. Já quem deseja consultar a solicitação deve clicar em “Consultar”.

3º - Ao abrir o formulário, é necessário ler atentamente as instruções e preencher todos os campos solicitados, sendo que aqueles com um asterisco (*) são obrigatórios.

4º - Na parte inferior da tela, é necessário anexar os documentos solicitados. Além do envio das fotos frente e verso do documento de identificação e foto do comprovante de residência (clicando em “Selecione”); é preciso anexar os comprovantes de acordo com o grupo prioritário a que o usuário pertence. Essa inclusão deve ser feita clicando em “Anexar arquivo” e, novamente, em “Selecione”.
 

Confira como se cadastrar na plataforma VacinAjuQuem optar por se vacinar no sistema drive-thru, no Parque da Sementeira, precisa se cadastrar no VacinAju (Foto: Andre Moreira)

Para pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, é necessário anexar o relatório médico. Já para trabalhadores das categorias profissionais, é preciso enviar foto do contracheque ou da carteira de trabalho. Quem vai se vacinar apenas por critério de idade, não precisa anexar nenhum arquivo nesta etapa.

5º - Após a inclusão dos documentos, é preciso clicar na caixinha de seleção “Li e concordo…” e, depois, no botão azul “Enviar Formulário”.

6º - Para acompanhar a validação do cadastro e emissão do código, é preciso voltar à tela inicial do VacinAju, e clicar em “Consultar”. Na tela seguinte, é preciso digitar o número do CPF e, novamente, em “Consultar”.

Fotos: Marcelle Cristinne

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.