melhorias
Por Ascom do Município | 23 de Fev de 2021, 11h19
Há um ano, gestão da Orla da Atalaia está sob comando da Prefeitura de Aracaju
Compartilhar

No percurso das praias, foram instaladas 50 novas lixeiras do tipo papeleira, contabilizando 200 recipientes para coleta

Há um ano, o cuidado das praias da Atalaia deixou de ser gerenciado pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e passou a ser responsabilidade da Prefeitura de Aracaju. Desde 19 de março de 2020,  a administração municipal tem atuado de maneira constante para proporcionar melhorias e garantir o bom funcionamento desses importantes cartões-postais da capital sergipana.

Dentre os avanços, é possível destacar as melhorias na infraestrutura, com a reconstrução de duas passarelas de madeira que dão acesso à praia – uma próxima aos Arcos e outra na Passarela do Caranguejo –, a melhoria da iluminação no Skate Park Cara de Sapo, a instalação de chuveiros, a reordenação do estacionamento e dos espaços de práticas esportivas na Cinelândia, a reforma dos banheiros da Praça de Eventos, e a revitalização do parque infantil da Passarela do Caranguejo e do Mundo da Criança.

No percurso das praias, foram instaladas 50 novas lixeiras do tipo papeleira, contabilizando 200 recipientes para coleta de pequenos resíduos, auxiliando na limpeza do espaço. Outra atividade permanente que a Prefeitura realiza na Orla da Atalaia é a de paisagismo, garantindo o plantio e a manutenção dos canteiros e jardins.

O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, destaca que o primeiro ano da gestão das praias feita pelo Município foi bastante positivo. “A atuação da Prefeitura tem sido benéfica para toda aquela área. Nossos esforços são para que realmente a Orla ganhe ainda mais vida e que seja um grande atrativo do ponto de vista turístico na nossa capital”, enfatiza.

Luiz Roberto lembra que na Orla está concentrado praticamente todo o parque hoteleiro da capital sergipana. “A manutenção desse espaço é fundamental para o nosso turismo. A Prefeitura está trabalhando para resgatar e manter esse cartão-postal que é muito importante, não só para as pessoas que residem em Aracaju, mas também para os turistas que visitam a nossa cidade”, afirma.

Ordenamento e regulamentação
Outra iniciativa importante da Prefeitura na gestão das praias é o ordenamento do espaço destinado aos empreendimentos e quiosques. Desde o segundo semestre do ano passado, tem sido realizada uma série de ações que visam melhorar o gerenciamento dos espaços físicos.

Para isso, a Emsurb realizou o recadastramento de estabelecimentos como bares e restaurantes, e também dos pequenos empreendimentos, a exemplo dos quiosques de coco e das barracas de comidas típicas e artesanato.

Dentro dessa iniciativa, foi realizada a regulamentação dos comerciantes que trabalham na faixa de areia. O cadastro teve início em outubro de 2020, e contou com uma equipe de trabalho que fez o levantamento dos comerciantes, recebendo a documentação exigida.

O presidente da Emsurb destaca que desde que a Prefeitura assumiu a gestão das praias, teve início uma série de ações para reorganizar a situação documental e de ocupação. “Foi feito um levantamento de todos os que ocupam os espaços públicos naquela localidade, porque constatamos que muitas licenças estavam vencidas e que havia muitos empreendimentos irregulares”, explica.

A regulamentação tem como objetivo evitar a ocupação desordenada. “Com essa iniciativa, pudemos readequar o espaço para atender melhor quem comercializa, garantindo uma organização para quem frequenta as praias da capital. Neste momento de pandemia, a regulamentação foi fundamental, ainda, para reforçar a aplicação de medidas sanitárias, evitando a propagação do vírus”, salienta Luiz Roberto.

Mais melhorias
O trabalho realizado para melhorar as praias da capital e deixar a Orla da Atalaia ainda mais bonita não para. Além do trabalho constante de limpeza das praias, de manutenção dos canteiros e da fiscalização, há muitos projetos que ainda serão realizados.

O presidente informa que as equipes técnicas da Emsurb fizeram um levantamento das demandas mais urgentes, que precisam de uma intervenção rápida, a exemplo da necessidade de manutenção das quadras poliesportivas e da pista de skate, e da revitalização da passarela do "Havaizinho".

“Esses são os próximos projetos a serem executados, reforçando o nosso compromisso constante de trabalhar para que as praias e a Orla continuem a ser belos atrativos de Aracaju”, salienta Luiz Roberto.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.