Informe Publicitário
Por PMA | 05 de Abr de 2021, 12h30
Planejamento garante celeridade em vacinação de Aracaju
Compartilhar

Aracaju figura entre as capitais que mais vacinaram: no total, 6,87% da população já foi imunizada

A capital sergipana caminha a passos precisos com relação à vacinação contra a Covid-19. Até o momento, 45.707 pessoas já foram imunizadas, entre idosos acima de 73 anos, acamados e profissionais de saúde. Com o atual número, Aracaju figura entre as capitais que mais vacinaram até o momento: no total, 6,87% da população aracajuana já foi imunizada.

Tais dados, contudo, confirmam o que a Prefeitura de Aracaju tem feito nos últimos anos e, especificamente, quando se trata do combate à covid-19, os resultados colhidos são frutos de planejamento, desde o alicerce das situações até a ponta. De maneira integrada, tendo à frente, nesse caso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a administração municipal norteia suas ações com base em avaliações rotineiras.

"O Brasil sabe vacinar. Tem um histórico muito positivo de enfrentamento a doenças sérias com campanhas de vacinação exitosas, como foi com a poliomelite e a varíola. E são os municípios os responsáveis por executar a vacinação. Aracaju tem dado prova deste histórico, pois temos realizado um trabalho bastante organizado e bem planejado. Desse modo, estamos vacinando bem e rapidamente, pois entendemos que é o mecanismo mais eficiente para superarmos esta pandemia, destaca o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.

Mesmo antes da chegada das primeiras doses de vacina à capital, no dia 18 de janeiro, a administração municipal já havia traçado um planejamento para a imunização da população que se enquadra nos grupos de risco e, assim, já no dia seguinte, deu início à vacinação.

“A Prefeitura de Aracaju trabalha de forma planejada para que o cidadão tenha atendimento de qualidade. Dessa forma, pensamos o Plano de Imunização antes do recebimento das vacinas, respeitando critérios de prioridade conforme orientações do Ministério da Saúde, Ministério Público Federal e Estadual. Trabalhamos com diversas frentes para vacinar o maior número de pessoas. Temos equipes nas Unidades de Saúde, no posto volante do parque da Sementeira, na vacinação de acamados e na escola Presidente Vargas”, informou a secretária Waneska Barboza.

Com a chegada de um lote de 6,5 mil doses, na quinta-feira passada, 18, a vacinação dos idosos pôde ser retomada na sexta-feira, 19, com a ampliação do público-alvo, iniciando a imunização dos aracajuanos entre 74 e 73 anos. A partir desta quarta-feira, 24, a Prefeitura passará a imunizar idosos de 68 a 72 anos, de forma escalonada, mediante cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal da Saúde. A ampliação da faixa etária priorizada nesta fase será possível graças à chegada de 22 mil novas doses de vacinas, que serão entregues ao município na terça-feira, 23. Além dos idosos, profissionais de saúde cadastrados no Portal da Vacina também continuarão recebendo o imunizante.

Planejamento fez com que Aracaju já aplicasse 92,20% das doses enviadas pelo Ministério

ESTRUTURA - Com a expertise e a organização necessária, a Prefeitura tem conseguido manter o ritmo otimizado, de acordo com o número de doses de imunizantes que é encaminhado pelo Governo Federal. O planejamento arquitetado fez com que Aracaju já aplicasse 92,20% das doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

Para dar celeridade à imunização, a Secretaria Municipal da Saúde preparou toda a estrutura necessária no sistema drive-thru, e nas Unidades Básicas de Saúde - UBS - da capital. A SMS conta com unidades de apoio e ainda remanejou a vacinação de oito UBSs para pontos fixos no intuito de dar maior fluidez ao ritmo de imunização.

“Nossa expertise em vacinação pode ser demonstrada pelos números. Em um dia, vacinamos 80% dos idosos de 73 anos. Isso é fruto de planejamento e de organização”, afirmou a secretária.

Os idosos que têm acesso a automóvel estão sendo vacinados no drive-thru montado no Parque Augusto Franco (Sementeira). Essa medida possibilita que a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde - UBSs - ocorra de forma tranquila, sem filas nem aglomeração. Para ampliar ainda mais o atendimento, 14 UBSs passaram a atender em horário ampliado, das 8h às 18h.

Os idosos acamados ou com dificuldade de locomoção, que não podem ir ao drive ou à UBS, estão sendo atendidos pelas equipes do programa Aracaju pela Vida, que além do acompanhamento dos casos especiais, também aplica a vacina a domicílio.

E mesmo com o início da vacinação das novas faixas etárias, a Prefeitura segue imunizando os profissionais de saúde, que têm um ponto exclusivo para atendimento na Escola Municipal Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos. Eles podem se vacinar, também, no drive na Sementeira.

Fotos: Marcelle Cristinne

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.