Informe Publicitário
Por PMA | 20 de Set de 2021, 17h52
Planejamento garante retorno seguro das aulas presenciais nas escolas municipais de Aracaju
Compartilhar
Planejamento garante retorno seguro das aulas presenciais nas escolas municipais de Aracaju

Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Semed, estabeleceu uma série de ações coordenadas para o retorno das aulas

Após mais de 17 meses de aulas virtuais por causa da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Aracaju anunciou o retorno do ensino presencial para segunda-feira, 13. Essa retomada é possível graças ao planejamento e às medidas coordenadas adotadas pela administração municipal para garantir a segurança dos estudantes, professores e dos demais servidores que atuam nas escolas da capital.

A primeira medida para viabilizar o retorno das aulas presenciais foi a inclusão dos professores como grupo prioritário da vacinação contra Covid, no mês de maio. As ações de imunização do público escolar se intensificaram no último dia 4, com o início da vacinação dos adolescentes entre 12 e 17 anos.

Além de garantir a celeridade da vacinação, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação - Semed -, estabeleceu uma série de ações coordenadas para o retorno das aulas, com investimentos que ultrapassam R$1,5 milhão de reais revertidos para a adequação estrutural e sanitária das 74 escolas municipais, além da qualificação dos servidores e professores.  

Planejamento garante retorno seguro das aulas presenciais nas escolas municipais de AracajuPara diminuir o fluxo, nem todas as crianças entrarão na escola na mesma hora

A secretária municipal da Educação, Cecília Leite, destaca que o planejamento para a retomada está sendo feito desde o mês de julho. “Nosso esforço primordial é para que esse retorno seja seguro. É um compromisso que assumimos com a sociedade, com os pais e com toda a comunidade escolar”, reforça.

Cecília explica que a volta às aulas presenciais será escalonada e gradativa. “No dia 13, as aulas reiniciam, mas não todos os alunos todos os dias. Vamos trabalhar por salas de aulas e cada escola, a depender do número de alunos e estrutura que possui, informou quais os dias cada aluno deve ir. Nem todas as crianças entrarão na escola na mesma hora, para diminuir o fluxo. Não haverá recreio coletivo e cada turma terá o seu intervalo definido e não poderá acontecer aglomeração”, detalha a secretária.
 

Planejamento garante retorno seguro das aulas presenciais nas escolas municipais de AracajuVolta às aulas presenciais será escalonada e gradativa

ADEQUAÇÕES E PROTEÇÃO DOS ALUNOS - Para garantir a retomada das aulas presenciais, a Semed fez adequações em todas as unidades escolares, que agora contam com totens de álcool em gel, tapetes sanitizantes e medidores de temperatura corporal. Além disso, foram instaladas 66 pias em escolas que ainda não possuíam este acessório no refeitório e também foi realizada a avaliação de todas as janelas das unidades de ensino, para verificar o funcionamento e garantir a circulação de ar nas salas de aula.

Para minimizar ao máximo o risco de contágio de alunos e professores, uma equipe técnica da Semed produziu o "Protocolo de Segurança Sanitária Para o Retorno das Atividades Educacionais Presenciais". O documento está subdividido em seções, que contemplam diretrizes gerais, como organização do espaço, das rotinas, da alimentação e do transporte escolar, além de detalhar orientações às famílias e às pessoas com sintomas e limitação de acesso às unidades de ensino.

Planejamento garante retorno seguro das aulas presenciais nas escolas municipais de AracajuOrientações foram repassadas em reuniões realizadas com a comunidade escolar

Além das medidas adotadas na organização das escolas, a Prefeitura também investiu na proteção dos alunos, com a distribuição de mais de 140 mil kits, que contêm protetores faciais infantis, termômetros clínicos infravermelhos, máscaras, frascos de álcool em gel 70%, garrafas de água e porta-máscaras.

O investimento em Equipamentos de Proteção Individual - EPIs - é fruto do repasse do Ministério da Saúde, que destinou mais de R$ 500 mil para o Programa Saúde na Escola - PSE -, coordenado de forma conjunta pela Semed e pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
 

Planejamento garante retorno seguro das aulas presenciais nas escolas municipais de AracajuSemed fez adequações em todas as unidades escolares (Foto: Marcelle Cristinne)

AÇÃO COLETIVA - A retomada das aulas presenciais não será realizada de forma arbitrária, os gestores das unidades escolares e os pais dos alunos foram orientados sobre o protocolo e as medidas que precisarão ser seguidas com rigor a fim de garantir que o retorno seja seguro para todos.

Essas orientações foram repassadas em reuniões realizadas com as coordenações e diretorias das escolas, representantes das empresas que prestam serviços nas unidades de ensino municipais, e com os pais dos alunos, que puderam fazer visitas presenciais para conhecer as mudanças estruturais nos espaços das escolas, além de esclarecer dúvidas sobre os protocolos que foram adotados e sobre a utilização dos EPIs.

Fotos:  PMA e Ascom Semed 

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.