PELO DESENVOLVIMENTO
Por Ascom do Município | 19 de Set de 2017, 12h42
Prefeitura realiza 2º Seminário de Planejamento Estratégico
Nesta etapa, que acontece ao longo do dia no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, será apresentado ao conjunto dos secretários e gestores de todas as pastas o panorama geral dos projetos e os mecanismos de governança
Compartilhar

Prefeito considera planejamento estratégico de Aracaju inovador (Foto: Sergio Silva)

Dando prosseguimento ao Planejamento Estratégico de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira realizou, na manhã desta terça-feira, 19, a abertura do segundo seminário voltado para o tema. Nesta etapa, que acontece ao longo do dia no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, será apresentado ao conjunto dos secretários e gestores de todas as pastas o panorama geral dos projetos e os mecanismos de governança, que acompanharão a execução do Plano. Desde o início do ano, a atual administração tem trabalhado ativamente na elaboração do seu Planejamento Estratégico para os quatro anos de governo.

“Agora é o momento de todos se apropriarem do Planejamento para colocá-lo em prática. Para isso, o conjunto das pessoas que participaram da elaboração do Plano irá rediscutir e revisar todos os projetos à medida que se inteira dos mecanismos de controle. É o momento decisivo, pois sairemos da teoria da elaboração para irmos para a prática, para a execução. Transformamos as ideias e propostas em projetos e agora o desafio é realizá-los. Será preciso um grande esforço de todos os servidores para consolidar e tomar as medidas práticas que darão as condições para tornar Aracaju novamente a capital da qualidade de vida, conforme nos comprometemos com os cidadãos”, afirmou o prefeito.

Para Edvaldo, o Planejamento Estratégico de Aracaju é inovador. “São cinco os elementos diferenciais do nosso Planejamento Estratégico: a precisão no diagnóstico da realidade que encontramos e das nossas possibilidades; a periodização do projeto, com prazos bem estabelecidos; o foco, estabelecendo as prioridades; o ‘pensar fora da caixa’, com coragem e criatividade para inovar; e a participação de todos da nossa equipe, o que tornou o nosso plano coletivo, ouvindo a todos. É um marco da nossa gestão. A colocação em prática deste Plano representará o sucesso do nosso governo”, afirmou.

O prefeito ressaltou que o modelo de governança escolhido para o programa, voltado para a obtenção de resultados, terá também como inovação o monitoramento sistemático. “Temos o comitê gestor, temos vários grupos de secretários e um núcleo de técnicos para controlar e reavaliar cada um dos 65 projetos de tempos em tempos. Vamos verificar periodicamente o que está funcionando, o que precisa ser aprimorado. Será um processo constante até o fim do meu mandato. O Plano Estratégico não é uma coisa fixa, é algo que, apesar de ser concreto, sempre poderá ser revisto, analisado e melhorado”, disse.

Edvaldo destacou ainda como novidade a construção coletiva, a partir da contribuição de todos os gestores e técnicos da própria prefeitura, e o combate a problemas crônicos da administração pública, como a morosidade. “A ideia é conhecer bem a administração, conhecer os dados, ter eficiência, ter resultados, que serão medidos, ter metas e prazos. Vai quebrar paradigmas. Este projeto é fruto da colaboração de todos. Os líderes têm que entender que sozinhos não conseguem resolver nada. A beleza deste plano é que ele foi feito por mais de 100 pessoas. Pensamos junto com aqueles que fazem parte da administração. Em 2020, quando fizermos um balanço, teremos avançado bastante, para que Aracaju se torne uma cidade inteligente, humana, criativa, com qualidade de vida”, reforçou.

ARACAJU PARA O FUTURO

Na apresentação, Edvaldo reiterou o papel das cidades no quadro atual do mundo globalizado, ressaltando que "Aracaju é o motor do desenvolvimento de Sergipe". "Nosso papel é preparar Aracaju para o futuro, no qual as cidades terão, cada vez mais, mais protagonismo, na evolução na transformação da humanidade", disse.

O prefeito também voltou a pontuar que o "alicerce da gestão" está na visão, missão e valores, que foram estabelecidos no primeiro seminário do Planejamento Estratégico. É missão da atual gestão “tornar Aracaju referência da qualidade de vida, assegurar excelência dos serviços e promover desenvolvimento sustentável onde os cidadãos e cidadãs sejam protagonistas”. Já a visão é a "de que a cidade assuma seu papel de protagonismo na construção do bem-estar e da cidadania”. Para tanto, os valores do atual governo municipal, conforme explanou o prefeito, são a “a inovação, a gestão que promove resultados, a ética e transparência, a eficácia, a eficiência e a efetividade das políticas públicas, e o protagonismo do cidadão”.

“Com muito diálogo, prestação de contas de cada etapa do nosso projeto e interação contínua com a sociedade, o Plano Estratégico se tornará uma ferramenta poderosa para alcançarmos os nossos objetivos em benefício do desenvolvimento de Aracaju", completou.

 
Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.