TUDO CAMINHANDO
Por FAN FM | 25 de Set de 2017, 09h32
TCE conclui processo do lixo em até 15 dias
É o que assegura Clóvis Barbosa, presidente do TCE
Compartilhar

Clóvis Barbosa, presidente do TCE de Sergipe

O presidente do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE-SE), Clóvis Barbosa, disse na manhã desta segunda-feira, 25, à Magna Santana, repórter do Jornal da Fan, da Fan FM Aracaju, que a prefeitura terá tempo hábil para concluir a licitação do lixo. Segundo ele, isso se não houver nenhum questionamento por parte do TCE, ou das empresas participantes do processo. Atualmente, os serviços de limpeza da capital são executados pelas empresas Torre e Cavo por meio de contrato emergencial que vence no próximo mês de novembro.

Em junho deste ano, a prefeitura lançou o edital para contratação dos serviços de limpeza da cidade de Aracaju. Um mês depois, o TCE determinou a suspensão do processo, alegando algumas inconsistências, como a falta de estudos prévios de viabilidade técnica e financeira que justificassem a divisão do edital em quatro lotes, e não em dois ou três como já foi no passado.

Pela determinação, a Emsurb e a Prefeitura poderiam receber os envelopes de habilitação e preço das empresas participantes da licitação da limpeza pública, mas, só poderiam abrir após manifestação do Pleno do TCE. “Os envelopes estão fechados, mas até esta quinta-feira, no mais tardar, na próxima, o conselheiro Carlos Pina, deverá estar concluindo o processo”, informou Clóvis.

Lotes – A licitação está dividida em quatro lotes. O primeiro deles diz respeito à coleta, transporte e descarga de resíduos sólidos urbanos. Neste lote estão incluídos os resíduos domiciliares, comerciais e públicos, cuja quantidade é de 204 mil toneladas por ano. Há também a coleta, o transporte e a descarga de material reciclável, com previsão de 120 toneladas em 12 meses. Inclui-se neste lote ainda o serviço de educação ambiental.

O lote dois envolve a coleta, o transporte e a descarga de resíduos sólidos da construção civil e volumosos, com quantidade prevista de 180 mil toneladas anuais. O terceiro lote corresponde à varrição e limpeza mecanizada das praias. Neste grupo estão inseridos os serviços de varrição manual de vias e logradouros públicos; os serviços de varrição mecanizada, além da limpeza mecanizada das praias. O último lote é da limpeza geral, com roçagem mecanizada e limpeza geral.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.