ELEIÇÕES 2018
Por Ascom da Campanha | 25 de Out de 2018, 12h31
Em diálogo com professores, Belivaldo reafirma compromisso com qualidade do ensino
Compartilhar
Em diálogo com professores, Belivaldo reafirma compromisso com qualidade do ensino

Candidato participou de sabatina promovida pelo Sintese

O candidato Belivaldo Chagas (PSD) participou, nesta quarta-feira, 24, de sabatina promovida pelo Sintese (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe) com os candidatos ao governo do Estado. Na ocasião, além de ouvir sugestões apresentadas por representantes da categoria do magistério, o governador, que pleiteia a reeleição, debateu propostas de seu programa de Governo para área da Educação.

 

Durante quase duas horas, Belivaldo respondeu, “sem tergiversar”, como frisou em alguns momentos, a todos os questionamentos que lhes foram feitos por professores e assumiu compromissos com a valorização dos profissionais da Educação e com a melhoria da qualidade do ensino ofertado nas escolas públicas em Sergipe.

 

“Não vim aqui para fazer promessa de candidato, mas firmar compromissos. Caso seja da vontade do povo que eu seja reeleito, a minha prioridade será a Educação. Na próxima semana, inclusive, estarei em Brasília para que a emenda de bancada seja para esta área”, declarou.

 

Ao lado de Eliane Aquino, candidata a vice-governadora, Belivaldo ressaltou que, como gestor público, sempre se manteve aberto ao diálogo a todos que o procuraram, e que, com o Sintese, aprendeu muito a ouvir e dialogar. 

 

“Aprendi muito quando estive na SEED, sei o que pude fazer, sei o que ainda precisamos fazer, não apenas para melhorar a carreira do magistério, como para melhorar as condições de trabalho e as condições salariais dos trabalhadores da Educação como um todo, e vamos trabalhar para avançar essas questões em nossa próxima gestão”, afirmou.

 

Como forma de demonstrar seu compromisso com a categoria, o governador citou o escalonamento da carreira do magistério, na monta de até 15% já para este ano, conquistado pela categoria em sua gestão. “Sei que ainda não é o ideal, mas já começamos a destravar a carreira”.

 

Ao tratar das unidades escolares da Rede Estadual que ofertam Educação em Tempo Integral, o governador ressaltou ser claro o posicionamento que tem quanto à implementação desse modelo de ensino. “Defendo a escola de tempo integral, mas entendo que temos de resolver as demandas apresentadas por essas escolas”, afirmou Belivaldo. 

 

O governador falou também sobre a implementação da gestão democrática nas escolas e salientou ter discutido o tema quando esteve secretário de Estado da Educação. “Vou sim implantar a gestão democrática nas escolas da Rede Estadual. Fomentar essa discussão é também fazer com que a sociedade, como um todo, reflita sobre o processo de eleições. Vamos avançar essa questão, com diálogo, de forma responsável e transparente”, comprometeu-se junto à categoria.

 

Questionado quanto à infraestrutura física dos prédios escolares, Belivaldo afirmou que, em sua gestão, a SEED reformou e ampliou mais de 100 unidades escolares, além de ter realizado obras de manutenção em todas as 355 escolas da Rede Estadual, tendo promovido avanços significativos que resultam em melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem.

 

Segundo explicou, as políticas e programas educacionais, em seu governo, vão observar, mais que nunca, a impessoalidade de gestão dos órgãos educacionais para transcender interesses políticos da gestão, e vão, também, desenvolver projetos de modo condizente com o cumprimento de metas de longo prazo para promoção de melhoria sistemática da qualidade da educação oferecida à população sergipana.

 

Belivaldo apresentou também aos professores a proposta de implantação de uma política de rateio do ICMS entre os municípios com base no resultado educacional das escolas aferidos pelo Sistema Estadual de Avaliação da Educação Básica, cujo objetivo é estimular os gestores municipais a empenhar todos os esforços necessários para elevar a qualidade do ensino ofertado nas escolas das redes públicas municipais, e atingir as metas do PEE. 

 

“Avançamos muito este ano na unificação dos calendários das escolas da Rede Estadual, pois a nossa proposta é de que tenhamos o calendário letivo de todas as nossas escolas iniciado e concluído dentro do mesmo ano civil, não apenas as da Rede Estadual, mas também, em parceria com os municípios, objetivamos instituir um calendário escolar único para todas as escolas da educação básica da rede pública em Sergipe. Já estamos nesse caminho e vamos avançar ainda mais”, enfatizou o governador.

 

Depois de longo e proveitoso debate, Belivaldo agradeceu à diretoria do sindicato pela oportunidade de abrir espaço democrático para a discussão de ideias e apresentação de propostas e, outra vez mais, afirmou que a Educação será prioridade em seu governo.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.