FICHA LIMPA
Por O Globo | 19 de Set de 2018, 12h22
Sobe para 146 número de candidatos com registro negado
Compartilhar
Sobe para 146 número de candidatos com registro negado

Fachada do Tribunal Superior Eleitoral - Ailton de Freitas/Agência O Globo/03-04-2017 Leia mais: https://oglobo.globo.com/brasil/ficha-limpa-sobe-para-146-numero-de-candidatos-com-registro-negado-23082055#ixzz5RYs7p5bm stest

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que chegou a 146 nesta quarta-feira o número de políticos que tiveram o registro de candidatura negada com base na Lei da Ficha Limpa. Nesta terça-feira, eram 98 os que já estavam nessa condição. No entanto, 74 deles ainda têm recurso pendente e, por isso, seguem em campanha. Ontem, o Ministério Público Eleitoral (MPE) utilizou a lei para pedir a impugnação de 749 candidatos, porém, a decisão cabe à Justiça Eleitoral.

Além do caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ficou fora da corrida ao Palácio do Planalto por decisão do TSE, há três concorrentes ao poder Executivo que foram enquadrados pela Justiça nos casos previstos por esta lei. Acir Gurgacz (PDT-RO) continua na disputa enquanto recorre ao TSE, mas Ângelo Castro (PCO-SC) e Marcelo Cândido (PDT-SP) aparecem no levantamento como inaptos a realizar campanha.

Em relação a cargos majoritários, a lista conta com Jurandir Marinho (PRTB-RN), candidato ao Senado, e Aguinaldo de Verso (PR-SE), que buscava uma suplência de senador. Os demais barrados concorrem a vagas nas eleições proporcionais. São 46 candidatos a deputado federal, 86 políticos que buscavam vagas em Assembleias Legislativas e 8 candidatos a deputado distrital.

RANKING DE PARTIDOS

Com a atualização, o PDT passou a liderar a lista dos partidos com mais candidatos enquadrados na lei, com 13 políticos com registro negado. Na sequência aparecem Podemos (11), MDB (10), PSD (9), PROS (8), Patriota e PHS, com 7 cada, Avante, PSB e PT, com 6, PRP, PRTB, PSDB, PTC e SD, com 5, DEM e PR, com 4, PCO, PMN, PP, PRB e PTB, com 3, DC, PC do B, PMB, PPL, PSOL e PV, com 2, alem do PSL, com apenas um.

Maior colégio eleitoral, São Paulo permanece como o estado que lidera a lista de políticos enquadrados pela Justiça na Lei da Ficha Limpa, com 30. Na sequência aparecem Rio (14), Distrito Federal (9), Paraná (8), Roraima (8) e Santa Catarina (8). Apenas em Bahia e Espírito Santo não houve nenhum registro negado com base nesta lei.


 



 

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.