moção de aplausos
Por Ascom da parlamentar | 15 de Abr de 2021, 12h03
Deputada Diná comemora sistema criado por pesquisadores da UFS
Compartilhar

A deputada Diná Almeida (PODE), teve aprovada na sessão da Assembleia Legislativa desta quinta-feira, 15, a Moção de Aplausos nº 32/2021, parabenizando professores/pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Elysson Ádan Nunes Carvalho, José Gilmar Nunes de Carvalho, Eduardo Oliveira Freire e Tarso Vilela Ferreira. 

A parlamentar informou que eles desenvolveram um sistema baseado nas máscaras de ventilação não invasiva (VNI), AMBU e CPAP, denominado SPIRANDI. O sistema tem por finaldiade, auxiliar na assistência a pacientes com insuficiência respiratória, causada pela Covid-19. 

Na Moção de Aplausos, Diná Almeida lembra a importância da Universidade Federal de Sergipe na transmissão de conhecimentos para a formação de profissionais nas diversas áreas de conhecimento, com desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

“Nesse ambiente de conhecimento e pesquisa, a sociedade sergipana foi contemplada com a notícia da criação de um sistema baseado nas máscaras de VNI; equipamento denominado SPIRANDI, que serve para auxiliar a assistência a pacientes com insuficiência respiratória leve e moderada, causada pela Covid-19”, afirma a deputada no documento.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.