turismo
Por Ascom parlamentar | 29 de Abr de 2022, 10h05
Em Brasília, Janier Mota busca recursos para investir no Sul e Sertão
Compartilhar
Em Brasília, Janier Mota busca recursos para investir no Sul e Sertão

Janier Mota, PSD, participou da XXIII Marcha em Defesa dos Municípios

Atuante em cidades do Sul e do Sertão Sergipano, a deputada estadual Janier Mota (PSD) participou da XXIII Marcha em Defesa dos Municípios, que ocorreu entre esta segunda e quinta-feira, 25 a 28, e visitou órgãos federais – como o Ministério do Turismo e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) –, com a finalidade de concretizar projetos no campo do turismo.

 

“Sempre em busca de investimentos para o crescimento de Sergipe, fiz questão de ir a Brasília para participar da Marcha, evento municipalista importantíssimo, o maior da América Latina, onde foram tratados temas relevantes e atuais de nosso país. Também aproveitei minha ida à Capital Federal para pedir ajuda aos nossos parlamentares e aos órgãos públicos para levarmos mais desenvolvimento econômico e social para a nossa população, especialmente na área do turismo”, afirma a deputada.

 

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

Com o apoio do deputado federal Laércio Oliveira, que intermediou a realização de reuniões, Janier Mota apresentou ao coordenador-geral do DNIT, Ariston Ayres, e ao ministro do Turismo, Carlos Brito, o projeto de revitalização do prédio da antiga estação ferroviária de Itabaianinha, que pertence à União. Também estiveram presentes na apresentação os vereadores Nicácio Lima (presidente da Câmara Municipal de Itabaianinha), Jose Eraldo de Jesus, o Zé Miúdo Anão, e o advogado Martins Neto.

 

Sonho antigo da parlamentar, ainda quando era vice-prefeita de Itabaianinha, o projeto de revitalização visa transformar a estação num centro de turismo e lazer para a comunidade, favorecendo a atração de turistas. A meta é instalar loja de artesanato, auditório, playground, biblioteca, museu, entre outros espaços. “Nosso objetivo é preservar esse patrimônio nosso, além de gerar emprego e renda para a população. Protegendo o passando, estamos focados no futuro, visto que o local passa a ser atrativo turístico para o município”, destaca Janier Mota.

 

No Ministério do Turismo, o ministro reafirmou o compromisso do órgão com o investimento em infraestrutura como da estação ferroviária e orientou os passos que têm que ser dados para o avanço das obras de revitalização. Já na reunião com o coordenador do DNIT, foi informado que será possível realizar convênio, com prazo de 20 anos de vigência, entre a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) – proprietária do imóvel – e a Prefeitura de Itabaianinha para uso do espaço da estação, com a interveniência do Departamento Nacional de Infraestrutura.

 

CIDADE DO LEITE

Ainda na reunião com o ministro, foi apresentado o projeto “Cidade do Leite”, de autoria da Prefeitura de Nossa Senhora da Glória. Na ocasião, a prefeita e vice-prefeita do município, Luana Oliveira e Vaneide Farias, explicaram a Carlos Brito que a proposta é criar uma área estruturada voltada para o turismo, aproveitando o potencial leiteiro da cidade.

 

“Através de projeto de lei de nossa autoria na Alese, Glória é reconhecida como “A Capital Estadual do Leite”. Somos um dos maiores produtores de leite de Sergipe e existe todo um potencial em torno da bacia leiteira, inclusive, turístico. Nossa cidade é linda e tem muitos atrativos para os turistas. Então, tenho certeza de que este projeto da Prefeitura será algo grandioso uma vez posto em prática”, reforça Janier Mota.

 
 
 
Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.