Coronavírus
Por PMSC | 19 de Jan de 2021, 15h52
Enfermeira da Urgência 24h é a primeira profissional vacinada em São Cristóvão
Profissional trabalha na linha de frente da unidade há 12 anos
Compartilhar

Enfermeira Acácia Henrique, 50 anos: crença de que vai dar certo é muito positiva

A enfermeira Acácia Henrique, 50 anos, foi a primeira profissional de saúde da linha de frente a receber a vacina CoronaVac em solo sancristovense. A dose foi aplicada na Urgência 24h do Eduardo Gomes, nesta terça-feira, 19, por volta das 12h30, na presença da secretária de Saúde Fernanda Santana e do prefeito Marcos Santana, dando início à vacinação dos profissionais de saúde do município.

A profissional, que recebeu a vacina da colega e também enfermeira Eva Cristian, trabalha na linha de frente há 12 anos na Unidade de Urgência do Eduardo Gomes, em São Cristóvão. Acácia se formou em enfermagem na Universidade Federal de Sergipe - UFS - em 2008, é mãe de um filho de 16 anos e casada há 21 anos. Ela também atua na Polícia Militar como enfermeira, já trabalhou no Programa Saúde da Família - PSF - e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu.

A enfermeira Acácia representa toda a equipe de profissionais que esteve na linha de frente na luta contra a Covid-19 e atuou durante toda a pandemia. “Para mim foi uma honra, não sabia que seria a primeira. Na minha vida isso vai ser um marco, um diferencial que vai marcar toda a minha caminhada. A vacina é uma expectativa que a gente tinha, pois é uma perspectiva de a gente retornar àquela segurança que a gente tinha”, afirma ela.

“A vacina nos traz essa expectativa e a gente sabe que foi tudo trabalhado e baseado na ciência então a nossa crença de que vai dar certo é muito positiva. Hoje estou muito feliz com a chegada da vacina em Sergipe e me sinto representando os profissionais de linha de frente. Não tínhamos a possibilidade de ficar em casa, era nosso dever sair. Nos momentos difíceis, meu marido foi meu grande conselheiro, orientador, meu conforto. Agora, a vacina trará a possibilidade de voltarmos ao normal, no ambiente familiar, trabalho e lazer”, conclui ela.

Para Eva Cristian, enfermeira da UBS Maria José Figueroa que aplicou a primeira vacina, a emoção de participar desse momento de maneira tão ativa foi muito grande.  “Foi com muita emoção. Estamos há muito tempo esperando a vacina e graças a Deus chegou para vacinarmos a nossa população, para que diminua a quantidade de óbitos e doentes da covid. Agora não vejo a hora de ser vacinada”, brinca ela.

Após a primeira vacina, o plano de imunização teve continuidade com os profissionais de saúde da linha de frente da própria emergência 24h. Keila Cristina, enfermeira da Urgência 24 horas, foi uma das profissionais da equipe que também recebeu a vacina. “È um momento histórico muito aguardado por todos nós. Para mim, a palavra hoje é apenas gratidão. Já chorei, já sorri e já agradeci muito. O mundo hoje está em sorrisos”, afirmou ela.

A vacinação iniciada nesta terça (19) é um marco histórico para a saúde pública de São Cristóvão e tem previsão de continuar durante toda a semana. Ao todo, 38% dos profissionais de saúde serão vacinados nesta primeira etapa de imunização da população.

Foto: Dani Santos

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.